
Faixa do SINDCEFET-MG, com dizeres “Sem Anistia para Golpistas”, é vandalizada no Campus Nova Suiça
Uma faixa do SINDCEFET-MG, com os dizeres “Sem Anistia para Golpistas”, que estava na portaria do Campus Nova Suiça, com as devidas autorizações, portanto de forma legal, foi vandalizada no último domingo (9). O material é parte do nosso engajamento na campanha nacional em defesa da democracia e pela responsabilização dos participantes do ato golpista de 8 de janeiro de 2023, capitaneada pela nossa entidade nacional, ANDES-SN.
O Presidente do SINDCEFET-MG, Prof. Fabio Bezerra, esteve no local, tão longo foi comunicado do ocorrido e recebeu informações de pessoas que estavam no campus e que testemunharam o fato, de que um servidor técnico-administrativo aposentado retalhou a faixa com um canivete, cortando a palavra “Sem”, em clara demonstração de apoio aos golpistas.
Ataques anteriores
Em 12 de dezembro do ano passado, o SINDCEFET-MG colocou a primeira faixa com os dizeres “Sem Anistia para Golpistas” na portaria do campus Nova Suíça. Seis dias depois, durante uma queda de energia no bairro ocorrida à noite, misteriosamente, essa faixa foi arrancada. “A gente não conseguiu identificar os autores desse delito, porque as câmeras estavam sem energia elétrica e não conseguiram registrar quem cortou a faixa e a levou embora. Os seguranças também não viram nada”, relatou o Prof. Fábio.
Então resolvemos fixar uma nova faixa, no mesmo local. Logo após, fomos denunciados à ouvidoria do CEFET-MG, por duas pessoas, uma das quais servidora técnica-administrativa, questionando o teor da faixa. “A ouvidoria solicitou informações à diretoria do campus, que informou que todos os procedimentos regimentais em relação à afixação de faixas e o conteúdo dessas faixas foram seguidos pelo SINDCEFET-MG, e que não cabia à diretoria do campus solicitar a retirada da faixa, nem tampouco fazer nenhum tipo de juízo de valor ou censura ao conteúdo”, explicou o nosso presidente.
Como a tentativa de retirar o material não teve êxito, os ataques prosseguiram. Na última semana, uma faixa amarela, apócrifa, com a frase “O SINDCEFET não nos representa! Anistia já!!!” havia sido afixada próxima à faixa do sindicato, uma crítica explícita a nós e uma defesa aberta da anistia aos golpistas.
Acionamos a diretoria do Campus Nova Suiça, perguntando se a afixação da faixa seguiu os trâmites burocráticos solicitados pela instituição e alertando que o material não respeitava as normas de nosso CEFET-MG, uma vez que não é permitida a colocação de faixas sem assinatura, sendo o material retirado pela administração do Campus, na sexta-feira (7).
Medidas tomadas
“Diante de mais esse ataque (do dia 9), entramos em contato com a diretoria do campus, registramos uma série de questionamentos em relação ao episódio ocorrido, tanto em relação à fixação dessa faixa de cor amarela que ataca o sindicato (mais uma vez), quanto ao ato de vandalismo que ocorreu no domingo. A diretoria repassou todas as informações que nós solicitamos e vamos agora tomar as medidas judiciais cabíveis, de acordo com a orientação da nossa assessoria jurídica, por conta desse tipo de crime, que é um crime de ódio, é um crime de intolerância política, de tentativa de cerceamento das atividades sindicais, além, naturalmente, do prejuízo material que o sindicato está sofrendo com a danificação dessa faixa, tendo em vista que no final do ano passado, em dezembro, nós tivemos uma outra faixa subtraída”, explica o Prof. Fábio Bezerra.
E além das medidas cabíveis do ponto de vista judicial, tencionamos desenvolver um trabalho de diálogo com a comunidade do Cefeiana. “A partir dessa quinta-feira (13), nós vamos panfletar em todos os nossos campi, com adesivos e panfletos, ratificando a nossa decisão de manter a campanha ‘Sem Anistia para Golpistas’ e denunciando esse tipo de afronta que o SINDCEFET-MG está sofrendo, algo que, inclusive, os mais antigos nunca viram acontecer aqui na nossa instituição”, acrescentou ainda o Prof. Fabio.
