Nota da Diretoria do Andes-SN de apoio e solidariedade à greve estudantil na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Os graves problemas enfrentados pelas Universidades Estaduais da Bahia vêm sendo denunciados ao longo dos últimos dezesseis anos pelas associações docentes. O processo de sucateamento das instituições se ampliou com governantes que realizaram sucessivos ataques ao funcionalismo público, antecipando o cenário nacional de contrarreforma da previdência, como exemplifica o processo de destruição do Plano de Assistência dos Servidores Público Estaduais (Planserv).
Junto aos ataques à carreira e aos direitos de servidoras(es), toda a comunidade universitária vem sendo penalizada com problemas estruturais que impedem o desenvolvimento de atividades acadêmicas básicas, como falta de estrutura adequada, quadro docente e de técnicas(os) deficitário e recursos limitados para a assistência estudantil.
Na última sexta-feira, 06 de outubro de 2023, estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) disseram basta a essa situação e declararam greve estudantil. Em grande assembleia, com 1.790 estudantes decidiu dar continuidade ao fechamento do pórtico, que começou na terça-feira, e deliberou por uma pauta de reivindicações que dialoga com os pontos que são historicamente defendidos pelo Movimento Docente junto ao Fórum das Associações Docentes da Bahia. Os(As) estudantes reivindicam:
1. Reposição por convocação e concurso de todo quadro efetivo de docentes;
2. Reformulação e reajuste imediato do “Mais Futuro”;
3. Ampliação da permanência estudantil, através do 1% da Receita Líquida de Impostos (RLI);
4. Recomposição e ampliação do orçamento universitário para 7% da RLI.
A pauta dos (as) estudantes é uma resposta ao desmonte da educação pública realizado pelo governo do estado. A mobilização estudantil que ocorre na UEFS é legítima, mostra que apenas a mobilização pode fazer avançar nossas lutas e deve ser apoiada por todos e todas que defendem a educação pública e as Universidades Estaduais da Bahia.
O ANDES-SN apoia a greve estudantil que ocorre na UEFS e reafirma seu compromisso histórico na defesa de uma educação ancorada em valores democráticos que perpassam, dentre outras questões, pelos investimentos públicos indispensáveis ao pleno funcionamento das universidades, com qualidade nos quesitos Ensino, Pesquisa e Extensão, dirigidos aos(às) seus(suas) estudantes e docentes, como no caso das estaduais da Bahia.