SINDCEFET-MG | Sindicato dos Docentes do CEFET-MG
  • Home
  • INSTITUCIONAL
    • Sobre
    • Estrutura
    • Regimento
    • Atendimento
    • Nossa Sede
    • ANDES-SN
  • Notícias
  • Juridico
    • Ações DI-DIII e seus efeitos
    • Ação dos 3,17%
    • Reconhecimento de saberes e competências – RSC
  • Publicações
    • InformANDES
    • Cartilhas
      • Assédio Moral
      • Estágio Probatório
      • Regime de Previdência complementar FUNPRESP
      • Plano de Carreiras do Magistério Federal após a Lei 12.772/2012
      • A Previdência e os Docentes das Instituições Públicas
      • Carreira em Debates
    • Tabelas Salariais EBTT e MS
  • Filie-se
  • Contato

Estudantes e docentes realizaram reunião e solicitaram apoio ao Sindcefet-MG para tratar questões relacionadas à Unidade.

Unidade de Timóteo reinvidica pedagoga(o) e melhores condições de trabalho e estudo

4 de outubro de 2017 Capa, CEFET-MG, Notícias, Timóteo
Compartilhar:

timoteoNa quarta-feira, 04, o Sindcefet-MG recebeu uma carta da comunidade da Unidade de Timóteo do CEFET-MG solicitando o apoio desta seção sindical para intermediar junto às instâncias competentes da instituição soluções para um conjunto de problemas que vem sendo enfrentados, mas que até o momento não tiveram solução apresentada pelo corpo gestor.

A carta foi fruto de uma reunião realizada no dia 03 de outubro de 2017 que contou com a presença de docentes e discentes da Unidade. Ao todo 22 docentes, 102 estudantes de graduação e 354 estudantes do ensino técnico assinaram o documento.

A entrega foi feita pelo professor da Unidade de Timóteo e membro do Conselho Deliberativo do Sindcefet-MG, Adílson Mendes Ricardo, em reunião da diretoria do Sindcefet-MG. Segundo Adílson, a comunidade acadêmica em Timóteo levantou pendências importantes que impactam a condução das aulas, trazendo prejuízos para professores e alunos. “Temos sofrido com a falta de acompanhamento para professores e alunos por um profissional de pedagogia, a cantina que não funciona desde o início do ano, a climatização inadequada do bloco de aulas, a falta de componentes básicos de laboratório para aulas práticas de química, prejuízo acadêmico provocado pela junção de subturmas nas aulas de Redação e Inglês e também a falta de representativade da comunidade acadêmica nas decisões da unidade, já que a Congregação da Unidade não funciona desde o início do ano. Os professores e alunos esperam providências urgentes da gestão do CEFET-MG para estas questões”, afirmou o docente.

A presidente do Sindcefet-MG, Suzana Maria Zatti Lima, relata que, por ocasião das assembleias estendidas realizadas nesta Unidade, presenciou todas as situações apontadas na carta e que o corpo docente local já vem manifestando insatisfação com a situação que não se resolve. “A falta de um profissional de pedagogia atuando na Unidade precariza as condições de trabalho docente e inviabiliza o acompanhamento dos estudantes caso apresentem dificuldades nos âmbitos acadêmico, social e emocional. Tudo isto é intensificado com as demais questões apontadas, principalmente com a falta da Congregação da Unidade, que suprime a democracia interna e a legalidade, pois assim a Unidade passa a funcionar fora da ordem administrativa do CEFET-MG ”, completou.

O Sindcefet-MG publica abaixo a carta da comunidade da Unidade de Timóteo e enviará ofício à Diretoria Geral do CEFET-MG solicitando reunião de emergência para tratar do tema de modo que o corpo gestor possa explicitar quais as providências serão tomadas diante deste conjunto de reivindicações.

Timóteo, 03 de outubro de 2017

Os professores e alunos do Campus Timóteo vêm por meio desta expor ao SindCefet-MG e pedir apoio acerca de seis situações que ainda aguardam solução e que prejudicam a comunidade acadêmica.

A primeira refere-se à ausência, desde 2016, de um profissional de formação em pedagogia para atendimento de professores e alunos da unidade. Atualmente a unidade conta com 15 turmas de ensino médio (diurno e noturno) e um curso superior. O atendimento da Coordenação Pedagógica é feito atualmente por técnicos administrativos sem formação em pedagogia e por estagiários da área. A comunidade acadêmica respeita e agradece o trabalho, o esforço e a dedicação destes profissionais, porém considera que o apoio e o acompanhamento pedagógico, realizado por profissionais especializados na área, são essenciais para lidar com situações específicas que acontecem no decorrer do ano letivo, tanto para alunos quanto para professores e coordenações.

A segunda situação é a cantina, que permanece fechada desde março de 2017, obrigando professores e alunos realizarem lanches e refeições em bares, lanchonetes, padarias e restaurantes nas proximidades do Campus. Esta questão expõe a comunidade acadêmica a uma situação de fragilidade, principalmente do público noturno, quando as opções são poucas e há também risco de segurança. Além disso, o tempo dos intervalos não é suficiente para o deslocamento, o que é ainda mais grave para os cursos noturnos, que têm apenas 10 minutos.
A terceira situação refere-se à climatização do bloco de aulas. O prédio não apresenta uma boa circulação de ar em uma região reconhecidamente com médias térmicas elevadas, tornando o bloco extremamente quente, principalmente no período da tarde. A exposição ao calor excessivo e o alto índice do ruído sonoro provocado pelos ventiladores expõem alunos e professores a um ambiente insalubre, com claro prejuízo do desempenho acadêmico.

Por fim, durante a reunião do dia 03/10/2017 foram levantadas outras questões: a situação das aulas de Inglês e Redação; falta de produtos (vidrarias e reagentes) para as aulas práticas de química e o não funcionamento da congregação da unidade.

Embora não tenha havido qualquer mudança metodológica nos projetos políticos pedagógicos dos cursos, a situação dos quadros docentes não mais permite que aquela metodologia seja conduzida. Isto se dá porque as turmas de Inglês estão fundidas nas 3 séries enquanto as turmas de Redação estão reunidas na segunda e terceira séries, aumentando significativamente a carga horária para alguns professores. Esta instrução veio da DEPT e não se observa em outras unidades do CefetMG, por exemplo, no Campus I as disciplinas de Redação e Inglês são divididas em todas as séries.

Também foi identificada uma dificuldade na realização das aulas práticas em laboratório de química: não há reagentes e vidrarias, apesar das notícias de inúmeros processos de compras efetuados. Todas as questões são agravadas pelo fato da congregação da unidade não estar funcionando, impedindo a representação dos docentes, discentes e técnicos.

Uma cópia da carta com as assinaturas será enviada no ofício endereçado à Diretoria Geral.

Post Anterior

Coordenação Pedagógica do Campus II se posiciona sobre situação pedagógica naquele campus

Próximo Post

Nota de repúdio a ação do Poder Judiciário no caso de Lula

Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência!

15 de outubro de 2021

Participe da Assembleia Docente de instauração da greve!

11 de abril de 2024

Semana de Lutas do Setor das IEES/IME

15 de maio de 2021

Consuni da Unipampa revoga demissão da docente Letícia Faria

10 de março de 2022
UTFMG e UTFRJ:
Riscos e contradições do PL 5102/2023
Clique aqui para saber mais!

Conheça esse importante documento cujas proposições retratam a história de luta por uma Universidade e um Ensino Técnico e Tecnológico públicos de qualidade socialmente referenciada. Clique aqui, para acessar o Caderno 2 do ANDES-SN.

Acesse os links da Resolução que normativa o processo de solicitação e concessão de RSC e dos anexos mais recentes disponibilizados na página da CPPD, em 21/12/2022: Resolução CD 30/22 e anexos. Uma vez que você tenha montado seu processo, marque um horário com a assessoria jurídica da Seção Sindical, para uma revisão antes da submissão.

 

Facebook

Últimas Notícias

  • Nota de Pesar e Solidariedade à Comunidade da UFPA
  • SINDCEFET-MG esteve presente no 68º Conad realizado em Manaus-AM
  • O ANDES-SN lança campanha pela defesa do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para a educação
  • Docente do CEFET-MG integra nova diretoria da Regional Leste do ANDES-SN para o biênio 2025–2027
  • II Encontro Nacional do MAM

CONTATO

Telefone:
(31) 3643-3555
E-mail:
sindcefetmg@sindcefetmg.org.br
Endereço:
Rua Cap. José Carlos Vaz de Melo, 351
Nova Suíça, Belo Horizonte/ MG - CEP: 30.421-157
Expediente:
De segunda à sexta-feira entre 08 e 17 horas

Desenvolvido por Lucas Costa