Sindcefet-MG discute carreira, previdência e condições de trabalho em Araxá
Na última quarta-feira, 19, o presidente do Sindicefet-MG, Antônio Arapiraca, a secretária geral, Trícia Zapula, e o tesoureiro geral Benedito Magalhães, estiveram em Araxá para uma reunião com os docentes daquela unidade. Esta foi mais uma atividade de boas-vindas aos novos docentes que ingressaram na instituição no último concurso, além da intensificação da campanha do Andes-SN para barrar a adesão dos novos servidores da instituição ao novo plano de previdência privado instituído pelo governo federal, o Funpresp-EXE.
No evento, foram destacados a forma como a carreira docente atualmente estruturada prejudica a categoria, sobretudo os professores mais novos e os aposentados, e os perigos da adesão ao novo plano de previdência, o Funpresp-EXE, e como o mesmo retira direitos dos servidores públicos federais.
Problemas relacionados a condições de trabalho e democracia interna foram discutidos e uma série de informações sobre situações relacionadas a estes temas repassadas aos docentes da unidade. Foram dadas também orientações sobre a progressão RSC, Abono de Férias e causa dos 3,17%.
Antônio Arapiraca afirmou que a visita a Araxá é um marco para a atual gestão à frente do Sindcefet-MG. “Conseguimos visitar todas as unidades da instituição e ter contato com as mais diversas situações em que os docentes estão imersos. Nosso esforço para melhorar a comunicação e chegar ao conjunto da categoria está sendo bem sucedido e a receptividade dos colegas não poderia ser melhor”, afirmou.
Após a reunião, o Sindcefet-MG ofereceu um lanche para os docentes como forma de confraternização. Vejam abaixo algumas fotos do evento: