NOTA DE REPÚDIO DA DIRETORIA DO ANDES-SN À VIOLÊNCIA CONTRA ESTUDANTES DA UNICAMP
A Diretoria do ANDES-SN repudia veementemente os atos de violência ocorridos na manhã do dia 3 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em que um professor, portando uma faca e spray de pimenta, ameaçou e agrediu fisicamente estudantes. Esse lamentável episódio ocorreu durante um legítimo dia de paralisação estudantil, aprovado de forma democrática por mais de 20 institutos da Unicamp, como forma de protesto contra a crescente precarização das universidades estaduais.
É inadmissível que estudantes, que exerciam seu direito à livre manifestação, de forma pacífica, tenham sido submetidos a ameaças de morte e agressões por parte de um docente. O uso de armas, ou qualquer tipo de elemento que tenha como objetivo violentar outrem, como instrumento de intimidação, é totalmente inaceitável e repugnante.
Reafirmamos nosso compromisso em defender a universidade pública de qualidade, que as IES tenham políticas de permanência estudantil como prioridade e nos opomos ao projeto de precarização das universidades estaduais. Continuaremos a lutar pela educação pública, gratuita e de qualidade, repudiando qualquer forma de violência que tente silenciar nossos(as) estudantes e professores(as).
O ANDES-SN está ao lado da comunidade acadêmica da Universidade nesse momento difícil e permanecerá na defesa dos direitos e da segurança de todas as pessoas envolvidas neste triste episódio da história da Unicamp. Que a reitoria da UNICAMP apure todas as circunstâncias que levaram a tal ato de violência e que medidas cautelares sejam promovidas para manter a segurança e o direito de livre manifestação das entidades representativas da Unicamp!