CEFET-MG está entre os 10 maiores desempenhos do ENEM 2024 entre as escolas públicas
É com grande orgulho que que o SINDCEFET-MG parabeniza todo(a)s estudantes do CEFET-MG pelo desempenho alcançado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024. O êxito foi registrado pelo jornal O Globo do dia 12/7/2025 com o título “ENEM 2024 – Veja desempenho das escolas públicas e quais são as melhores do pais”, disponível em seu site, com destaque para estudantes das Unidades de Divinópolis e Timóteo, respectivamente o sétimo e o nono melhores desempenhos entre as escolas públicas do país.

Fonte: O Globo, 12/7/2025
O resultado reflete não apenas o esforço de cada estudante, mas também a relevância do ensino público, gratuito e comprometido com a formação crítica e cidadã em um país marcado por desigualdades, onde precisamos reconhecer o quanto é desafiador estudar, muitas vezes, sem acesso a recursos básicos, internet de qualidade ou um ambiente adequado para se concentrar. Nosso reconhecimento aos(às) estudantes que têm a educação como caminho de transformação pessoal e social.
Esses êxitos não são fruto do acaso, mas resultado do esforço coletivo de uma comunidade escolar comprometida, que resiste aos constantes ataques à educação pública e transforma esse compromisso em luta por uma sociedade mais justa e democrática. São professoras, professores e técnico(a)s administrativos(as) em educação que, mesmo diante da precarização das condições de trabalho e da sobrecarga causada pela falta de investimentos — consequência dos recorrentes cortes de verbas —, asseguram ensino de qualidade, apoio pedagógico, orientação e acolhimento. Graças a este trabalho comprometido que tantos estudantes conseguem superar desafios e alcançar desempenhos de excelência, mantendo viva a missão da escola pública: formar cidadãos críticos, preparados e conscientes do seu papel social.
Os sucessivos cortes de recursos destinados à educação pública no Brasil vêm acentuando problemas que atingem diretamente o cotidiano do CEFET-MG e, sobretudo, o trabalho do(a)s profissionais que sustentam esse sistema com dedicação, compromisso e resistência. Tais cortes comprometem as adequadas condições de ensino/aprendizado, com algumas turmas superlotadas, falta de equipamentos, laboratórios sem a devida manutenção e estruturas físicas deterioradas ou insuficientes. Soma-se a isso a sobrecarga docente e técnica, provocada pela não reposição de pessoal, comprometendo tanto a qualidade do ensino quanto o bem-estar de estudantes, servidore(a)s e pessoal terceirizado. Destaca-se também que tais cortes de recursos prejudicam projetos pedagógicos, atividades de extensão, pesquisa e ações de apoio ao estudante, elementos fundamentais para uma formação integral e equitativa, bem como para a permanência de estudantes em vulnerabilidade social.
Diante deste contexto, este resultado é motivo de alegria para toda a comunidade do CEFET-MG e celebrar os bons resultados é reafirmar a nossa defesa intransigente da educação pública, gratuita, laica e de qualidade, passando pela valorização de todos e todas que a constrói todos os dias.
Sigamos juntos, sempre em busca de mais conquistas!



