Através dos depoimentos de educadores e especialistas, o cineasta construiu uma resposta crítica ao Projeto de Lei Escola Sem Partido
Carlos Pronzato exibirá documentário A Escola Toma Partido no CEFET-MG
O Sindcefet-MG convidou o cineasta, escritor, teatrólogo e ativista cultural, Carlos Pronzato, para exibir o seu documentário A ESCOLA TOMA PARTIDO, uma resposta ao PL Escola sem Partido. A sessão de exibição, seguida de debate com o autor, acontecerá na quarta-feira, 21/06/2017, no auditório do campus I do CEFET-MG às 12h30.
Sinopse
O Brasil está discutindo intensamente o Projeto de Lei Escola Sem Partido, que pretende “eliminar a doutrinação da sala de aula”. Através dos depoimentos de educadores e especialistas, o documentário responde de maneira crítica ao retrocesso proposto no Projeto de Lei do Senado n. 193 de 2016 de autoria do senador Magno Malta (PR/ES) expondo as contradições e ameaças que nascem em uma sociedade que pretende amordaçar seus professores.
Sobre o autor
Adepto da produção independente, militante e com baixo custo, Pronzato, que tem origem argentina, mas é radicado no Brasil desde os anos 1980, tem um trabalho extenso de documentação das lutas sociais em nosso país e na América do Sul. Seu documentário, Madres de Plaza de Mayo, Memoria, Verdad, Justicia (produção executiva de Lola Laborda) ganhou o Prêmio Especial do Júri na XXXVI Jornada Internacional de Cinema da Bahia (2009) e o Prêmio Internacional Roberto Rossellini, no Festival de Maiori, na Itália (2009). Ele também assinou documentários como a ‘Revolta do Buzu’, que em 2003 parou Salvador contra o aumento da tarifa do transporte público, ‘A partir de agora – as jornadas de junho’ (2013), que registrou as revoltas populares do ano de 2013 e recentemente produziu ‘Acabou a Paz, isto aqui vai virar o Chile, Escolas ocupadas em São Paulo’ (2016), documentário de enorme sucesso no país. Uma lista da produção audiovisual do cineasta pode ser encontrada em www.lamestizaaudiovisual.blogspot.com.