Relatório da Reunião Conjunta Extraordinária dos Setores das IFES, IEES e IMES, em 15 de junho de 2021
Veja as orientações para a nossa luta!
Essa reunião foi dedicada especialmente à deliberação sobre Termos de Resolução (TRs), pendentes do último CONAD. Entre o conjunto de TRs discutidas e deliberadas, vale destacar as seguintes orientações para as ações da Seção Sindical:
- Intensificar a luta contra as intervenções do governo Bolsonaro-Mourão nas IFES, na perspectiva de ampliar sua nacionalização. Fazê-lo em a articulação com as entidades de estudantes e de trabalhadores e trabalhadoras da educação, ações conjuntas para denunciar as intervenções, dando visibilidade aos ataques.
- Lutar contra a criminalização dos movimentos sociais, do movimento sindical e popular, das organizações políticas e das demais entidades ligadas às lutas sociais, assim como garantir seu direito democrático à livre expressão.
- Ampliar o envolvimento nas lutas em defesa da vida das populações indígenas e negras, uma vez que são efetivamente elas as que mais sofrem os impactos neste momento da pandemia.
- Intensificar a mobilização e a luta em defesa de salários, direitos e da carreira do(a)s docentes do magistério superior e do EBTT das IES.
- Enfrentar a expansão do EaD no pós-pandemia, a partir da naturalização do “Ensino Remoto Emergencial” e a precarização do ensino em todos os níveis da educação escolar.
- Intensificar a luta pela revogação da Portaria n° 983/2020, que precariza ainda mais as condições de trabalho da carreira EBTT.
- Atualizar o Caderno 28 em virtude dos recentes ataques à C&T pública, referenciando a luta pela revogação do Marco Legal de CT&I (Lei n° 13.243/2016) e sua regulamentação.
- Lutar por um sistema público das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com suporte de internet pública gratuita e de qualidade, denunciando o avanço das grandes corporações digitais em todos os níveis da educação pública.
- Realizar encontros com aposentado(a)s, dentro de uma Jornada de Lutas sobre assuntos de aposentadoria.
- Construir uma luta unitária com entidades e organizações dos movimentos sociais, populares, de juventude e todas as frentes que defendam as Universidades públicas, IF e CEFET e Institutos de Pesquisa públicos;
- Fortalecer a atuação do ANDES-SN reforçando a centralidade da formação política e a mobilização das bases, por meio do trabalho conjunto das Seções Sindicais e Secretarias Regionais.
- Reafirmar a luta contra o conjunto de medidas regressivas que atingem as IES públicas, IF e Cefet, incluindo os cortes orçamentários, o Future-se, o Programa Novos Caminhos, as Novas Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP 01-21).
- intensificar as estratégias de mobilização e construção de uma greve dos setores, atualizada pelo 9o CONAD Extraordinário, pela vida, em defesa das Universidades Públicas, Institutos Federais e CEFET. #Fora Bolsonaro-Mourão! #Vacina para Todos e Todas, pelo SUS, Já!
- Promover iniciativas unificadas e mais céleres de comunicação ANDES/ADS, fortalecendo a relação entre a base e as lutas cotidianas da categoria na defesa da universidade democrática, autônoma e popular.
Acesse a íntegra do relatório e dos TRs aprovados: Circ238-21 Reunião Setores das IFES e das IEE IMES 2021 06 15