VII Encontro de Comitês e Movimentos Populares e Sindicais
Aconteceu nos dias 29 e 30 de abril e 01 de maio o VII Encontro de Comitês e Movimentos Populares e Sindicais. ‘Reconstruir o Brasil com Lula, derrotar Zema e devolver Minas Gerais ao Povo’ foi a consígnia do VII Encontro, que contou com 450 participantes, de 87 cidades, de todas regiões do estado, representando mais de 200 organizações.
O SINDCEFET-MG participou da construção do VII Encontro com a compreensão de que a reconstrução do Brasil com Lula implica mudar a correlação de forças na sociedade para defender as pautas do governo comprometidas com os direitos da classe trabalhadora e remover do caminho os obstáculos impostos pelas forças do capital, hegemônicas na sociedade e representadas no governo de frente ampla. Essas forças impedem o combate à fome, à desigualdade social, o fortalecimento do serviço público e das políticas sociais e o desenvolvimento ambientalmente sustentável, com geração de empregos e distribuição de renda, pauta vitoriosa na eleição presidencial de 2022.
A reconstrução do Brasil em Minas Gerais significa derrotar Zema, que prolonga em nosso estado o governo de destruição e morte de Bolsonaro. Nenhum setor está livre de se tornar mercadoria no balcão de negócios em que o governador transformou a administração pública estadual. Os grupos temáticos do VII Encontro mostraram com relatos muito significativos os efeitos deletérios da administração Zema na Educação, na Saúde, na Cultura, no Meio Ambiente, nas Empresas Públicas e Estatais, na Segurança Alimentar, na Política Habitacional e na Comunicação Pública.
Cidades e entidades dos movimentos popular e sindical representados nesses grupos mostraram também o potencial de mobilização para, conscientes desses problemas, denunciá-los à população mineira e resistir diuturnamente á política entreguista e neoliberal de Romeu Zema.
No segundo dia, as regiões representadas no VII Encontro se reuniram para construir um plano de lutas que faça avançar a organização e mobilização referenciadas no diagnóstico e nas propostas enunciadas pelos grupos temáticos.
O VII Encontro culminou com o Ato do 1º de Maio, Dia da Trabalhadora e do Trabalhador, com concentração na Praça da Assembleia Legislativa e caminhada até a Praça Sete, onde se juntou com um coletivo de entidades que não se fez representar no VII Encontro e que convocou um Ato de 1º de Maio com a consígnia ‘Classista e Independente de Governos e Patrões’.
O SINDCEFET-MG continuará fortalecendo os espaços unificados da luta social com o entendimento de que é no trabalho de base, na construção de força social organizada que conseguiremos sustentar as ações do governo Lula comprometidas com os direitos da classe trabalhadora e remover os obstáculos que as forças do capital colocam no caminho da construção de uma sociedade justa e igualitária.