SINDCEFET-MG | Sindicato dos Docentes do CEFET-MG
  • Home
  • INSTITUCIONAL
    • Sobre
    • Estrutura
    • Regimento
    • Atendimento
    • Nossa Sede
    • ANDES-SN
  • Notícias
  • Juridico
    • Ações DI-DIII e seus efeitos
    • Ação dos 3,17%
    • Reconhecimento de saberes e competências – RSC
  • Publicações
    • InformANDES
    • Cartilhas
      • Assédio Moral
      • Estágio Probatório
      • Regime de Previdência complementar FUNPRESP
      • Plano de Carreiras do Magistério Federal após a Lei 12.772/2012
      • A Previdência e os Docentes das Instituições Públicas
      • Carreira em Debates
    • Tabelas Salariais EBTT e MS
  • Filie-se
  • Contato

Assembleia no CEFET-MG delibera indicativo de greve por cumprimento de acordo

Técnicos Administrativos do CEFET-MG entram em estado de Greve pelas 30h

16 de dezembro de 2014 Greve
Compartilhar:

mario

Cerca de 150 Técnico-Administrativos em Educação participaram da Assembleia do CEFET-MG, na manhã desta quinta-feira, dia 11 de dezembro, que deliberou entrada imediata em Estado de Greve e Indicativo de Greve para o dia 5 de janeiro de 2015. A Categoria, após ouvir a explanação de todos os detalhes da negociação e das atitudes da Direção do CEFET-MG, considerou que eles não cumpriram o que foi acordado sobre a Jornada de Trabalho de 30 horas (estabelecida desde 2006) na Assembleia do dia 18 de abril de 2013. A assembleia foi transmitida, por videoconferência, para as demais unidades do CEFET-MG.

O presidente do SINDCEFET-MG, Antônio Arapiraca, esteve presente durante toda a assembléia e durante a saudação que fez aos colegas repudiou a forma como a direção da instituição vem tratando a questão e declarou apoio à luta dos técnicos. Também foi enfatizada a necessidade de unidade política entre docentes e técnicos administrativos para o enfrentamentamento de lutas de ambas as categorias.”

Breve histórico da luta

A Assembleia começou com um histórico sobre o debate da Flexibilização das Jornada de Trabalho dos TAE´s. Foi explicado que no dia 18/04/2013 foi feito acertado que a Direção do CEFET-MG iria criar condições para a realização de um estudo e implantação da Flexibilização da Jornada conforme o permitido pela legislação – Decreto 1590/95. Neste dia também foi dito pela Direção do CEFET-MG que haveria uma reestruturação dos setores da instituição para adequarem ao Decreto.

Relembramos que durante esta Assembleia o diretor, prof. Márcio Basílio, e o diretor de planejamento e gestão, prof. Paulo Sanches, fizeram um histórico do planejamento da mudança organizacional (das caixinhas) e de como deveria se dar o processo de normatização da Jornada de 30 horas do CEFET-MG para os TAE´s, além de explanarem sobre o envio de ofícios do MPF que cobrava a regulamentação da jornada e a o controle através de ponto eletrônico.

Em 19/08/2013 foi criada uma Comissão que fez um amplo estudo dos modelos vigentes e a legislação, culminado com um relatório final que propõem a implantação do regime de 30 horas para os setores que se enquadrem na lei.

No dia 25/02/2014 a Comissão entregou um relatório final contendo todo o processo necessário para a Flexibilização da Jornada de Trabalho. O documento foi avaliado pela PROJUR do CEFET-MG que deu parecer favorável, ou seja, não encontrou ilegalidades (apenas indicou a retirada do banco de horas).

Nos dias 26/05 e 27/07 de 2014 o Ministério Público Federal envia ofícios solicitando esclarecimentos sobre a jornada de trabalho dos TAE`s. Porém em nenhum deles existe uma orientação de como deve ser feita ou registrada esta jornada. Após este período o CEFET-MG realizou reuniões com o MPF para tratar do assunto. O SINDIFES solicitou participar de todas as reuniões, porém teve seu pedido negado.

A Direção do CEFET-MG começa um ataque sistemático ao SINDIFES aos TAE`S e quebra o acordo. Edita várias normativas e envia memorandos contrários às discussões e estudos até então realizados. O Relatório da Comissão das 30 horas fica engavetado desde de fevereiro de 2014, quando foi entregue, e nem se quer há uma discussão sobre ele até a sua entrada no Conselho de Diretores em outubro de 2014.

Por fim, após ignorarem toda a construção coletiva iniciada em abril de 2013, a Direção do CEFET-MG comunica de forma arbitrária, impositiva e ameaçadora que a partir do dia 2 de janeiro de 2015 todos os TAE´s retornarão ao regime de 40h.

Avaliação da Categoria

O entendimento da Assembleia é o de que a Direção do CEFET-MG está descumprindo o acordado feito em 2013. Além de ignorar o relatório da Comissão que versa sobre a Flexibilização da Jornada de Trabalho.

É perceptível a mudança da política e das intenções da Direção da instituição ao mudar sua interpretação da lei, tentando fazê-la o mais restritiva possível. Há um descaso com o anseio dos trabalhadores, uma desconsideração dos ganhos reais de qualidade de vida e dos trabalhos executados que a Flexibilização trará para a instituição e para o público que os TAE´s atendem.

O relatório final da comissão é um documento embasado nas normas jurídicas pertinentes e pode ser utilizado para responder todas as dúvidas do MPF, assim como foi feito em outras IFES e IFETs e fazer o próprio MPF entender que se ele tem jornada reduzida porque nós não podemos ter.

A quebra do acordado não será aceita e a Categoria vai lutar para que tenha seus direitos assegurados. Os TAE`s querem apenas que seja regulamentada uma situação que está permitida por lei e que hoje irá trazer benefícios para a instituição, para o público interno e externo e para os trabalhadores.

Encaminhamentos

· Recurso ao Conselho Diretor apontando quais pontos foram modificados da proposta de Resolução apresentada pela Comissão Paritária;
· Estado de Greve a partir de hoje;
· Indicativo de Greve para o dia 5 de Janeiro de 2015 com Assembleia;

Fonte: SINDIFES

30H Greve TAE

Post Anterior

Assembleia docente revoga indicativo de Greve no CEFET-MG

Próximo Post

Delegados do 34º Congresso do ANDES-SN definem plano de luta para as Instituições Federais

SPF fecham entradas do MPOG para exigir negociação

27 de agosto de 2015

Moção de repúdio ao acionamento do Ministério Público como instância de mediação dos movimentos sociais no CEFET-MG

28 de novembro de 2016

Nota sobre a decisão de suspensão de férias docentes para reposição de calendário letivo no CEFET-MG

29 de dezembro de 2016

Cortes de verbas ameaçam caráter público e gratuito das instituições federais de ensino

14 de agosto de 2015
UTFMG e UTFRJ:
Riscos e contradições do PL 5102/2023
Clique aqui para saber mais!

Conheça esse importante documento cujas proposições retratam a história de luta por uma Universidade e um Ensino Técnico e Tecnológico públicos de qualidade socialmente referenciada. Clique aqui, para acessar o Caderno 2 do ANDES-SN.

Acesse os links da Resolução que normativa o processo de solicitação e concessão de RSC e dos anexos mais recentes disponibilizados na página da CPPD, em 21/12/2022: Resolução CD 30/22 e anexos. Uma vez que você tenha montado seu processo, marque um horário com a assessoria jurídica da Seção Sindical, para uma revisão antes da submissão.

 

Facebook

Últimas Notícias

  • Moção de Repúdio aos Cortes Orçamentários ao CEFET-MG, a manutenção do Arcabouço Fiscal e ao retorno do famigerado PL da Reforma Administrativa
  • Exigimos que Israel permita ao Flotilha da Liberdade levar sua ajuda humanitária à Faixa de Gaza
  • Formação Estadual de Formadores do Plebiscito Popular Nacional
  • Plenária da Educação Federal (11/06/2025, às 18h)
  • Funcionamento da sede em 19 e 20 de junho de 2025

CONTATO

Telefone:
(31) 3643-3555
E-mail:
sindcefetmg@sindcefetmg.org.br
Endereço:
Rua Cap. José Carlos Vaz de Melo, 351
Nova Suíça, Belo Horizonte/ MG - CEP: 30.421-157
Expediente:
De segunda à sexta-feira entre 08 e 17 horas

Desenvolvido por Lucas Costa