Notas do ANDES-SN
Solidariedade à bancada negra da câmara de vereadore(a)s de Porto Alegre
A diretoria do ANDES-SN denuncia os ataques racistas proferidos contra a bancada de parlamentares negros e negras da Câmara de Vereadore(a)s de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, ocorridos no dia 06 de dezembro de 2021.
Esses ataques de ódio se deram por meio dos e-mails institucionais dos parlamentares e continham ameaças de morte e expressões de violência racista e LGBTfóbica destinadas a(o)s vereadore(a)s Matheus Gomes (PSOL), Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT) e Daiana Santos (PcdoB).
O autor dos ataques usa o termo zoológico para se referir (a)s vereadores e vereadoras negras e negros e diz que irá matá-los porque a “casa de leis” é um lugar para “homens brancos de bem”.
Esse terrorismo cibernético é inadmissível para com qualquer cidadão, bem como aos representantes legislativos democraticamente eleito(a)s. Várias ações jurídicas e policiais estão sendo realizadas e o ANDES-SN se coloca à disposição, no sentido de apoiar todas as ações antirracistas e antidemocráticas.
Reafirmamos a defesa da vida, dos direitos individuais e coletivos, da democracia e, sobretudo, nos colocamos na condição de construtores de uma sociedade livre de todas as formas de opressão.
Venceremos!
Racistas não passarão!
Com racismo não há democracia!
Fora Bolsonaro e Mourão!
Todo apoio a(o)s vereadores e vereadoras da bancada negra de Porto Alegre-RS!
Brasília(DF), 14 de dezembro de 2021
Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional