Rumo ao Plebiscito Popular sobre as privatizações, em Minas Gerais!
O SINDCEFET-MG participou, na sede do SINDIELETRO-MG, junto com um representativo conjunto de organizações políticas, sindicais e populares de reunião preparatória do Plebiscito Popular sobre as privatizações, em Minas Gerais.
Trata-se de um processo que se iniciou em 23 de setembro, em um encontro estadual que reuniu, no Acampamento Pátria Livre, do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em São Joaquim de Bicas (MG), mais de 120 lideranças de todas as regiões mineiras, integrantes de mais de 60 organizações. O encontro teve como objetivo preparar uma agenda de mobilizações contra as últimas movimentações do governo de Minas (Em MG, encontro reúne mais de 120 lideranças contra privatização das estatais).
O Plebiscito Popular compõe essa agenda de mobilizações, com o objetivo de colocar o tema das privatizações para discussão nos mais diferentes espaços da sociedade civil. A consulta à população mineira está prevista para acontecer no período de 21 de abril a 1 de maio de 2024.
A organização e realização do Plebiscito Popular se insere em um processo mais amplo de combate à política neoliberal do Governo Zema, que representa em Minas as forças antidemocráticas comprometidas com o Estado Mínimo para a classe trabalhadora e máximo para o capital. Esse Estado somente se impõe pelo autoritarismo e com o aniquilamento da democracia. Por isso, a luta contra a política do representante da extrema direita, em Minas, é, em primeiro plano, uma luta por democracia e por manter as condições de continuarmos lutando contra a desigualdade social em nosso país.
Nesta sexta, 17 de novembro, faremos uma Roda de Conversa com estudantes do CEFET-MG, com a participação da Diretoria do Grêmio Arnaldo Cardoso Rocha, para detalharmos o que é o Plebiscito Popular, as etapas de sua realização e constituirmos um coletivo dentro da Instituição comprometido com sua realização. O horário dessa atividade será amplamente divulgado e você, estudante, técnico(a) administrativo(a) e docente, está convidado a participar.