REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DE JORNALISTA NA GLOBO NEWS
A Diretoria e o Conselho Deliberativo do SINDCEFET-MG, juntamente com a Diretoria do ANDES-SN, manifestam a mais profunda indignação com as declarações do jornalista da Rede Globo, Demétrio Magnoli, no programa ‘Globo News em Pauta’, no dia 14/02.
Esse senhor colocou a categoria docente das Instituições Federais de Ensino Superior na condição de uma ‘nobreza privilegiada’ por ter sido incluída como grupo prioritário no programa de imunização contra a Covid 19. Além disso, afirma não termos compromisso com a sociedade brasileira por não apoiarmos o retorno 100% presencial, nesse momento de nova onda da pandemia.
Esse senhor desconhece ou finge desconhecer que, em nenhum momento, reivindicamos prioridade no processo de vacinação. A necessidade de delimitação de grupos prioritários decorreu do atraso criminoso na compra de vacinas pelo Governo Bolsonaro, fartamente noticiado e documentado na CPI da Covid, no Senado Federal. Reivindicamos e lutamos desde a primeira hora por vacinação para todos, já!
Esse senhor desconhece ou finge desconhecer estudos científicos que evidenciam o altíssimo impacto na disseminação da Covid causado pela abertura das Instituições de Ensino, principalmente pelo decorrente aumento expressivo de circulação de pessoas. Recomendamos, fortemente, que ele assista a exposição do biólogo e pesquisador Lucas Ferrante, para uma compreensão mais precisa sobre o tema: ‘Pandemia e retorno presencial das aulas’
Pela omissão do Governo Bolsonaro na coordenação nacional do combate à pandemia, pela sua deliberada ação de sabotagem das medidas de segurança sanitária, estamos, ainda, muito infelizmente e desesperadamente, longe da normalidade, diante de uma variante altamente transmissível, com explosão de contágio, ainda que com indicadores de queda, e um número diário absurdo e inaceitável de óbitos.
Reconhecemos e sofremos com o esgotamento do ensino remoto, com o prejuízo à saúde mental que ele tem causado a docentes e estudantes. O ensino remoto tem uma precariedade insuperável quanto à criação de oportunidades de aprendizagem e de espaços formativos socioculturais para os estudantes.
Todos queremos muito voltar ao exercício da docência, da pesquisa e da extensão, de forma presencial, nas dependências físicas das Instituições em que trabalhamos e nos espaços em que atuamos. Mas vamos fazê-lo com segurança. Temos responsabilidade com a função social das Instituições de Ensino e Pesquisa, em que exercemos nossa profissão. Cabe a nós, com base nos estudos científicos devidamente validados, apontar e garantir o caminho do retorno seguro, expressando o compromisso com o princípio da máxima precaução e cuidado com a vida.
Por isso, nos mantemos firmes no enfrentamento daqueles que desvalorizam os docentes das Instituições Federais de Ensino, como o referido jornalista, alinhado com as vozes do mercado que buscam se apropriar mais e mais dos fundos públicos e privatizar a Educação Pública.
A você, Sr. Demétrio Romagnoli, nosso veemente repúdio!
Diretoria e Conselho Deliberativo do SINDCEFET-MG.
Leia, na íntegra, a nota de repúdio do ANDES-SN: Repúdio às declarações de Demétrio Magnoli