Notas do ANDES-SN
Privatização e financeirização da Educação ameaçam o Centro Universitário Municipal Público e Gratuito de São José-SC
A Diretoria do ANDES-SN declara seu total repúdio ao fechamento da Universidade de São José – Santa Catarina, primeiro Centro Universitário Municipal Público e Gratuito do Brasil, que foi encaminhado pelo poder público municipal.
As práticas de desvalorização e desrespeito à educação pública são recorrentes na conjuntura que vivemos no Brasil e a USJ sofre as consequências de tais práticas que também corroboram para um processo de privatização e financeirização da Educação, especial do Ensino Superior.
Desde 2005, ocasião de sua criação, esse Centro Universitário Municipal Público e Gratuito de São José-SC, destina 70% (setenta por cento) de suas vagas para alunos e alunas egresso(a)s de escolas públicas, o que oportuniza a democratização do acesso à educação com excelentes conceitos junto aos órgãos do Ministério da Educação. Resultado do esforço de toda uma comunidade e motivo de orgulho para o estado de Santa Catarina.
Solidarizamo-nos com todos e todas que constroem a história da USJ e reafirmamos a defesa da Educação pública, gratuita em todos os segmentos. Colocamo-nos à disposição dessa comunidade para lutar em defesa da permanência dessa Instituição de Ensino Superior que garante acesso aos jovens que precisam aceder a essas instituições num contexto de defasagem entre demanda e oferta de vagas por todo o Brasil. Precisamos expandir as vagas e não diminuir!
Pela permanência da USJ!
Pelo direito à Educação pública e de qualidade!
Não nos calarão!
Brasília(DF), 23 de fevereiro de 2022.
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional