
Por unanimidade, STF transforma Bolsonaro e mais 7 em réus
Por unanimidade a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pelo acolhimento da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas.
Os oitos se tornam réus e responderão a ação penal pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.
Com a aceitação da denúncia, é aberta a ação penal que vai julgar o mérito das acusações. A primeira etapa é a da instrução, onde serão chamadas as testemunhas de acusação e defesa, e tomado depoimentos dos acusados e as alegações finais do Ministério Público. Após esse processo, os ministros deverão votar pela condenação ou absolvição dos réus, e em seguida, vão estipular as penas de forma individualizada. Caso sejam condenados, as penas que podem variar de 20 a 26 anos de cadeia.
Sem Anistia para Golpistas de ontem e de hoje
Memória, Verdade, Justiça e Reparação
Ditadura Nunca MaisReprodução/Brasil de Fato – https://www.brasildefato.com.br/2025/03/26/por-unanimidade-stf-transforma-bolsonaro-e-mais-7-em-reus