NOTA DE APOIO DA DIREÇÃO NACIONAL DO ANDES-SN AO MST
O ANDES-SN manifesta apoio aos trabalhadores e trabalhadoras rurais que lutam por reforma agrária no Brasil. A compreensão da terra como um direito social e garantia da vida significa que as ações dos diversos movimentos de luta pela terra têm legitimidade e são decisivas na construção de uma sociedade que assegura dignidade para todas e todos.
Por isso, manifestamos nossa solidariedade às famílias ligadas ao Movimento dos/as trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) que ocuparam, na madrugada da última segunda feira (20/11/2023), as fazendas Santa Maria e Três Marias em Parauapebas, sudeste do estado do Pará.
As famílias de trabalhadore(a)s Sem Terra reivindicam o acesso à terra, direito que historicamente tem sido negado à classe trabalhadora do País. É preciso avançarmos nas lutas em defesa da terra para produção de alimentos saudáveis, mantendo as florestas e o povo vivo, rompendo com a lógica destrutiva capitalista.
É fato que no Pará há um alto índice de concentração fundiária e grilagem de terras. Trata-se de um dos estados com elevado número de assassinatos de lideranças e de defensore(a)s de direitos humanos.
As famílias que ocupam a fazenda reivindicam que os governos Federal e Estadual realizem, imediatamente, vistoria na terra ocupada e, se comprovada que a terra é pública, ela seja destinada para Reforma Agrária.
O ANDES-SN repudia a barreira montada pela Polícia Militar do Pará, a qual impede trabalhadore(a)s acessarem o acampamento Terra e Liberdade, por meio da violação do direito de ir e vir do(a)s acampado(a)s. Também repudiamos a violência policial exercida por meio de ameaças de prisões, empurrões e agressão física. Exigimos do governo Federal a imediata verificação da regularidade das terras ocupadas e a garantia da vida das famílias. Não podemos nos submeter à impunidade frente aos crimes praticados pelo latifúndio. É fundamental que o governo federal se comprometa com uma
política de reforma agrária ampla e geral, criando as bases para a igualdade social.
Pelo Fim das desigualdades sociais no campo e cidade!
Todas, todes e todos Pela Reforma Agrária!