Nota de apoio ao movimento da Educação Infantil de BH e repúdio à repressão da polícia
A diretoria e conselho deliberativo do SINDCEFET-MG se solidarizam com o movimento das professoras e professores da Educação Infantil de Belo Horizonte e manifesta total repúdio à violência praticada pela polícia militar contra os manifestantes no dia 23 de abril, na porta da prefeitura municipal. O movimento protestava de forma legítima e pacífica reivindicando do prefeito Kalil que atendesse a Comissão de Negociação. O movimento reivindica a equiparação da carreira da Educação Infantil à carreira do Ensino Fundamental, no município de Belo Horizonte, promessa de campanha não cumprida pelo prefeito.
Nada justifica tratar os manifestantes, em protesto justo e pacífico, com jatos de água, gás lacrimogênio, gás de pimenta e balas de borracha! Nada justifica arrastar uma professora e um professor pelo asfalto da Afonso Pena culminando com prisões arbitrárias! O que se espera do Poder Público é negociação e diálogo, e não repressão e violência! A ação violenta da polícia reafirma o Estado de Exceção vivido hoje no Brasil que, por diferentes meios, atua para intimidar e silenciar os movimentos sociais organizados e suas lideranças.
Nesse momento em que a Educação é atacada nos diferentes níveis de ensino e nas esferas municipal, estadual e federal, é imperativo a unidade na luta! Somar forças na luta por democracia e pela valorização do trabalho docente.
Todo apoio à justa luta das professoras e professores da Educação Infantil. Negocia Kalil!!