Veja reportagem do Brasil de Fato e nota da SBPC sobre o tema.
INEP sofre os impactos da política de desmonte do Estado.
“Trabalhadores e trabalhadoras do Inep denunciam “falta de comando técnico” e alertam para riscos à realização do Enem.”
“Quase trinta profissionais que atuavam na organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pediram demissão nos últimos dias, a menos de duas semanas da realização das provas. Os desligamentos ocorreram em protesto contra a gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o processo seletivo.”
Veja a íntegra da matéria no Brasil de Fato: clique aqui!
A seguir, o texto da nota da SBPC:
NOTA DA SBPC SOBRE O INEP
” A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vem manifestar-se em relação aos últimos acontecimentos relativos a demissões no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – o INEP.
O INEP é uma instituição cujas funções públicas são de extrema relevância para a educação no país. Essas funções incluem o monitoramento das condições de oferta educacional (com os censos da educação básica e superior), da qualidade dessa educação (com as avaliações da educação básica e superior, como o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica – e o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), e com as políticas de ingresso para o ensino superior público e privado (com o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio). A garantia do bom desempenho dessas funções é de fundamental importância para a sociedade brasileira.
Estamos em um instante particularmente difícil: está em andamento o SAEB, no dia 14/11 ocorrerão as provas do ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (componente da avaliação do ensino superior), e nos dias 21 e 28/11 ocorrerão as provas
do ENEM.
A instabilidade trazida ao INEP neste particular momento por conflitos internos pode ter consequências danosas não apenas às atividades avaliativas do INEP, mas para a sociedade brasileira, que sempre confiou nas atividades há longo tempo desempenhadas com qualidade pela instituição.
É fundamental que o Ministério da Educação atue de forma a restituir a normalidade ao INEP, para que não haja descontinuidade em suas atividades e no desempenho de suas relevantes funções para a sociedade brasileira.
São Paulo, 09 de novembro de 2021.
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)