Esclarecimento sobre a pauta da Assembleia de 23/06
Mesmo tendo clareza do posicionamento da base do SINDCEFET-MG de não deflagração da greve nesse momento da conjuntura, decidimos convocar a Assembleia Docente, nos termos do encaminhamento da reunião do Setor das IFES do Andes pelas seguintes razões:
- O SINDCEFET-MG não se fez representar na reunião realizada em 11/06 e não levou para essa reunião o posicionamento da nossa base. Não tínhamos informação suficiente sobre o acúmulo de discussão que implicou a proposição de nova rodada de Assembleias com a pauta do indicativo de greve. O relatório da reunião do Setor somente nos foi enviado em 21/06.
- A Assembleia dos docentes do CEFET-MG é soberana para reafirmar sua posição contrária à greve, nesse momento.
- A pauta da Assembleia não se resume ao indicativo de greve, mas à apresentação de uma agenda de mobilização, que consideramos muito importante de ser debatida, face à continuidade da política de desmonte do Estado e de destruição da Educação Pública, com todos os seus efeitos sobre nossos salários, condições de trabalho e de oferta de uma educação de qualidade socialmente referenciada.
A iniciativa em convocar a Assembleia não decorre de qualquer intenção de forçar a deflagração de uma greve sem representatividade e sem a devida mobilização. Decorre da necessidade de, mesmo sem optar pela greve, discutirmos e decidirmos juntos sobre a estratégia de luta contra todos os ataques que temos sofrido do governo Bolsonaro, desde o primeiro dia de seu mandato.
Mesmo sem fazer a greve, é imperativo continuarmos na luta! Esse é o sentido maior que orientou a convocação da Assembleia.
Diretoria do SINDCEFET-MG
22/06/22