Repúdio à perseguição política sofrida por professore(a)s e estudantes da UECE
Em defesa da democracia, contra a violência do Estado e o autoritarismo
NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO CONTRA A PERSEGUIÇÃO A PROFESSORE(A)S E ESTUDANTES DA UECE
A Diretoria Nacional do ANDES-SN repudia e conclama toda a categoria a denunciar a ação de perseguição política da Polícia Federal no Ceará que intimou quatro professore(a)s da UECE e estudantes a prestar depoimentos sobre a participação em atos antifascitas de 2018 na universidade.
Mais uma vez o ódio à comunidade universitária leva a educação, a ciência e a universidade como espaços de debate e produção de conhecimento crítico a serem criminalizados pelo estado brasileiro. Diante do ocorrido, reiteramos nossa luta contra o obscurantismo e as perseguições que tem se entranhado em nossas instituições brasileiras de ensino superior na defesa da democracia, contra a violência do Estado e o autoritarismo.
No contexto em que nenhuma medida é tomada para barrar a política de morte que é deliberadamente produzida pelo presidente e seus apoiadores, recursos públicos são mobilizados para intimidar professoras e professores e estudantes que estão realizando seu trabalho de educar e produzir conhecimento crítico, exercendo seu direito de lutar em defesa das liberdades democráticas e contra o facismo.
Não vão nos calar!
Todo apoio e solidariedade a Luciano e Ilana!
Fora Genocidas!
Fora Bolsonaro-Mourão!
Brasília(DF), 11 de junho de 2021.
Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional