
Diante de um Congresso Nacional que resiste em taxar, minimamente, os ricos, a importância do Plebiscito Popular

Neste 1º de julho, começa o Plebiscito Popular Nacional por um Brasil mais justo! Organizações políticas, sindicais e do movimento social, em um grande esforço de unidade, promoverão o debate e a consulta à população sobre duas questões que incidem diretamente na vida do povo brasileiro:
- Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6×1?
- Você é a favor de que quem ganha mais de R$50.000 mensais pague mais imposto para que quem recebe até R$5.000 mensais não pague imposto de renda?
Responder sim a essas duas perguntas significa lutar por vida além do trabalho e por um pequeno mas importante passo para diminuir a injustiça tributária que perdura em nosso país. Responder sim, maciçamente, a essas duas perguntas é deslocar a correlação de forças no conflito distributivo a favor da classe trabalhadora e disputar o orçamento público a favor das políticas sociais e, portanto, mais recursos para a educação, para a saúde e para as instituições federais de ensino.
A recente derrubada do decreto do governo Lula que aumentava a taxação de operações financeiras deixa mais uma vez evidente que temos no Congresso Nacional uma expressiva maioria que impede que uma minoria, que se enriquece com a superexploração do trabalho e com o rentismo no mercada financeiro, contribua minimamente com a redução da desigualdade social em nosso país.
Por isso a importância da ampla participação no Plebiscito Popular, que terá início, em 1º de julho, em todos os cantos do país, incluindo a UFMG.
Com a colaboração do SINDIFES e do DCE-UFMG, montaremos uma tenda para debater e coletar votos no período de 1 a 4 de julho. Nos dias 1 e 2/7 a tenda será montada na Praça de Serviços do Campus Pampulha; no dia 3/7, em frente à Escola de Medicina e no dia 4/7, em frente ao Hospital das Clínicas. Em todos esses dias, a tenda funcionará de 11 às 15h. Estamos também construindo o Plebiscito no Campus de Montes Claros.
Participe, comparecendo à Tenda do Plebiscito na UFMG, votando sim às perguntas do Plebiscito e nos ajudando a convencer mais pessoas a também participarem e votarem sim!
Contra um Congresso Nacional a favor dos ricos, pressão popular por vida além do trabalho e por justiça tributária!