SINDCEFET-MG | Sindicato dos Docentes do CEFET-MG
  • Home
  • INSTITUCIONAL
    • Sobre
    • Estrutura
    • Regimento
    • Atendimento
    • Nossa Sede
    • ANDES-SN
  • Notícias
  • Juridico
    • Ações DI-DIII e seus efeitos
    • Ação dos 3,17%
    • Reconhecimento de saberes e competências – RSC
  • Publicações
    • InformANDES
    • Cartilhas
      • Assédio Moral
      • Estágio Probatório
      • Regime de Previdência complementar FUNPRESP
      • Plano de Carreiras do Magistério Federal após a Lei 12.772/2012
      • A Previdência e os Docentes das Instituições Públicas
      • Carreira em Debates
    • Tabelas Salariais EBTT e MS
  • Filie-se
  • Contato

Sindcefetmg alerta categoria sobre assinatura de Termos de Renúncia de Direitos referentes a Exercícios Anteriores/Findos

DI-DIII, RSC e Art. 192: Alerta sobre renúncia de direitos

10 de novembro de 2014 Jurídico, Notícias
Compartilhar:

cefet-mg-portariaO CEFET-MG, por meio de sua Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), vem efetivando comunicação de chamamento de docentes que fazem jus a direitos que, reconhecidos administrativamente, têm extensão de prazo que retroagem a anos anteriores. Como exemplo dessa situação, temos hoje em curso o reconhecimento administrativo de direitos resultantes da Progressão DI-DIII – Lei nº 11.784/2008, do RSC – 1, 2 ou 3 – Lei 12.772/2012 e, também, para os aposentados com a Vantagem do Art. 192, da Lei nº 8112/1990, no entanto, cumpre a esse Sindicato alertar aos docentes que estiverem na condição dos direitos referidos que, atentem para a condição de disponibilidade do direito fundamental que é o exercício da prestação jurisdicional – ação judicial – no que se refere ao direito, propriamente dito e aos atos administrativos produzidos pela Unidade Pagadora. O alerta serve à condução dada pela SGP-CEFET-MG que tem apresentado para assinatura do docente, o referido Termo de Adesão, sem ao menos disponibilizar documentos suficientes a informar o real direito e sua extensão. Nesse sentido o SINDCEFET-MG solicita aos docentes que, caso tenham recebido comunicação para assinatura de Termo de Adesão para o recebimento administrativo de Exercícios Anteriores que, remetam para esse Sindicato cópia dos Termos e das comunicações enviadas pelo CEFET-MG, para de garantia de defesa do direito junto aos órgãos cabíveis.

Segue abaixo uma versão modificada da nota de 30/10/2014 que publicamos em nosso site (Clique aqui para ver a nota). Desta vez incluímos as situações do RSC e do Art. 192 na nota.

O SINDCEFET-MG vem a público alertar ao conjunto da categoria sobre o tipo de atuação que a Superintendência de Gestão de Pessoas do CEFET-MG (SGP) vem tendo com relação aos docentes que tenham exercícios findos a receber devidos ao RSC 1, 2 ou 3. A SGP tem apresentado um Termo no qual o professor deve aderir ao recebimento administrativo e, no corpo do mesmo, consta declaração de que o professor não vai fazer a cobrança judicial e/ou, assinando, deverá pedir desistência da ação judicial que tenha como objeto o direito resultante do RSC.

A orientação do SINDCEFET via sua assessoria jurídica é NÃO ASSINAR, por diversos motivos. Abaixo seguem elencados destes:

(1) Assinado o Termo, o professor não poderá ingressar com ação de cobrança e, por sua vez, se tiver ação em curso, deve pedir desistência. Assinado o Termo, a Advocacia Geral da União (AGU) pede a juntada do Termo, nos autos do processo do professor pedindo sua exclusão da lide. Ainda, a AGU verificando que o professor não efetivou o pedido de exclusão na lide, alega má fé do professor que se manteve na ação judicial após assinatura do Termo, requerendo ainda a condenação do mesmo em custas e honorários.

(2) Devemos lembrar que o cálculo apurado não integra atualização monetária e juros de mora que é o que determinam as sentenças judiciais, grosso modo. Lembrando, inclusive, que há Parecer da AGU reconhecendo o direito aos consectários legais na via administrativa.

(3) O que é o Exercício Anteriores/Findo? É uma rubrica de pagamento de dívida pública na via administrativa. Esses pagamentos de Exercícios Anteriores/Findos não estão integrados no orçamento do CEFET, ou do órgão pagador originário do servidor. O pagamento de Exercício Anterior/Findo é inscrito no Orçamento da União. O que, a priori, informa que tais pagamentos não dependem diretamente do CEFET e, por sua vez, seguem o procedimento disposto em Portaria do MPOG. A título de referência de pagamento o MPOG estabelece valor limite para pagamentos em cada exercício. A última Portaria informava o limite de R$5.000 para possível pagamento no exercício.

(4) O valor limite, portanto, PODERÁ ser pago dentro de um dado exercício. Não há certeza de data, posto que não haja um cronograma de pagamentos gestado, a priori. Ao assinar o Termo, a SGP faz todo tipo de argumentação, mas não informa precisamente quando será pago o valor, até porque não é a SGP quem define a ordem de pagamentos de exercícios anteriores/findos. Os pagamentos seguem calendário próprio do Orçamento da União no que se refere à dívida pública com o servidor no âmbito administrativo (exercícios anteriores/findos) e no âmbito judicial/execução de sentença transitada em julgado com êxito (RPV e Precatório).

(5) Considerando que o Termo tem a natureza de acordo entre partes, ao assinar, o professor não poderá ingressar com ação judicial para cobrança de seu crédito, reconhecido na via administrativa. Mesmo que a Administração não pague no prazo de até 5 anos, que é o prazo de prescrição do direito e dos atos administrativos, o professor tendo aberto mão de seu direito de ingressar com ação, impõe ao juiz acatar o Termo assinado, que é o que a AGU juntará nos autos do processo, a priori, para requerer a extinção da ação. Como disse, podendo condenar o professor por litigância de má fé.

Deste modo, o SINDCEFET-MG continua reafirmando a orientação de NÃO ASSINAR O TERMO como já foi noticiado neste site, desde fevereiro de 2013 (Acesse aqui para ler a orientação) e pegar cópia dos cálculos e, se possível, do processo administrativo que o CEFET efetivou o levantamento do valor devido e comparecer no Sindicato para ingressar com ação própria de cobrança. Se já tiver ação em curso, apresentar o cálculo na ação e pedir ao Juiz da ação que agilize a consolidação do direito, posto que já foi efetivado o efeito jurídico e, apresentando o cálculo da administração pedir o pagamento.

Situações de desinformação como esta vem sendo comum por parte do SGP e o SINDCEFET-MG já tem essas e outras informações a partir de denúncias trazidas por alguns professores do caso DI-DIII e, também, de aposentados que tiveram o reconhecimento de um direito específico de quem aposentou com a vantagem do artigo 192 da Lei 8112.

Em reunião realizada com o Diretor Geral do CEFET-MG, Márcio Basílio, ele declarou ao SINDCEFET-MG que não tem conhecimento de nenhum documento enviado pelo MPOG garantindo o pagamento de exercícios findos. Portanto, a diretoria do SINDCEFET-MG solicita que os docentes procurem a Seção Sindical para relatar como tem sido a abordagem dada pelo SGP à questão, pois caso seja verificado que os docentes estão sendo pressionados a assinar esta declaração ou estejam sendo orientados de forma equivocada sobre o tema, as devidas providências legais serão encaminhadas.

Post Anterior

Docentes de Nepomuceno discutem carreira e Funpresp com Sindcefet-MG

Próximo Post

Sindcefet-MG discute carreira, previdência e condições de trabalho em Araxá

SINDCEFET-MG participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria Cidadã da Dívida

10 de agosto de 2016

Nota da diretoria do SINDCEFET-MG sobre o atual cenário político nacional

28 de março de 2016

Auditores fiscais publicam cartilha da Previdência que contrapõe discurso de déficit

23 de agosto de 2016

Juntos somos mais fortes!

16 de maio de 2024
UTFMG e UTFRJ:
Riscos e contradições do PL 5102/2023
Clique aqui para saber mais!

Conheça esse importante documento cujas proposições retratam a história de luta por uma Universidade e um Ensino Técnico e Tecnológico públicos de qualidade socialmente referenciada. Clique aqui, para acessar o Caderno 2 do ANDES-SN.

Acesse os links da Resolução que normativa o processo de solicitação e concessão de RSC e dos anexos mais recentes disponibilizados na página da CPPD, em 21/12/2022: Resolução CD 30/22 e anexos. Uma vez que você tenha montado seu processo, marque um horário com a assessoria jurídica da Seção Sindical, para uma revisão antes da submissão.

 

Facebook

Últimas Notícias

  • SINDCEFET-MG participa de reunião da FONASEFE sobre Reforma Administrativa.
  • Brasil anuncia que vai aderir a processo que acusa Israel de genocídio
  • País tem novo recorde de casos de feminicídios e estupros, diz FBSP
  • ATO NOSSA SOBERANIA NÃO ESTÁ À VENDA!
  • ANDES-SN publica a Carta de Manaus (68º CONAD do ANDES-SN, realizado de 11 a 13 de julho de 2025, em Manaus/AM).

CONTATO

Telefone:
(31) 3643-3555
E-mail:
sindcefetmg@sindcefetmg.org.br
Endereço:
Rua Cap. José Carlos Vaz de Melo, 351
Nova Suíça, Belo Horizonte/ MG - CEP: 30.421-157
Expediente:
De segunda à sexta-feira entre 08 e 17 horas

Desenvolvido por Lucas Costa