Contrarreforma do ensino médio: negação do presente e do futuro à juventude
No dia 28/02/23, aconteceu o Seminário ‘Contrarreforma do ensino médio: negação do presente e do futuro à juventude’, coordenado pelo professor Fábio Aparecido Bezerra, do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia do CEFET-MG e Secretário de Política Educacional do SINDCEFET-MG.
O seminário foi realizado no miniauditório do Campus Nova Suiça. Consistiu de duas abordagens sobre o tema realizadas pela professora Clarissa Rodrigues, do Departamento de Química da UFOP e da Regional Leste do ANDES-SN, e pelo professor Anselmo Pires, do Departamento de Engenharia de Materiais do CEFET-MG e Tesoureiro do SINDCEFET-MG.
A professora Clarissa e o professor Anselmo fizeram apresentações ricas em conteúdo e questionamentos sobre a contrarreforma, entre os quais se destacam: compromisso com a privatização da educação pública; a precarização do trabalho docente; a falácia dos itinerários formativos e da escola de tempo integral; o profundo empobrecimento da formação geral, com a consequente negação do presente e do futuro à juventude. Mostraram que o ensino orientado pela contrarreforma implica a formação de técnicos de baixa qualificação para o mercado e retira qualquer perspectiva de continuidade de estudos, em nível superior.
Contextualizaram muito bem o debate que se seguiu sobre a revisão curricular dos cursos técnicos, em andamento no CEFET-MG, que toma como referência justamente todo o marco legal do chamado ‘novo ensino médio’, não obstante toda a mobilização do movimento estudantil e das entidades da educação pela sua imediata revogação.
O seminário foi transmitido pelo youtube e você pode acessá-lo clicando aqui!
Para acessar a apresentação da professora Clarissa, clique aqui!
Para acessar a apresentação do professor Anselmo, clique aqui