Nas ruas, em defesa da Educação, da Ciência e da Tecnologia!
Com Bolsonaro, a juventude não tem presente, nem futuro!
Pouco antes do primeiro turno das eleições deste ano, Bolsonaro bloqueou um montante significativo de verbas das Instituições Federais de Ensino (Institutos Federais, CEFETs e Universidades Públicas). Diante dos cortes já realizados no orçamento deficiente da Educação para 2022, esse novo bloqueio inviabilizaria o funcionamento das IFES. A reação dos movimentos sociais e sindical, especialmente dos estudantes, combinada à pressão de reitores e direções gerais das instituições, fez o governo recuar neste último bloqueio e redirecionar os cortes para a Ciência e Tecnologia interrompendo o financiamento de inúmeros projetos nas mais diferentes áreas [1].
As prioridades do governo Bolsonaro estão voltadas para vencer a eleição presidencial, a qualquer custo, aprofundando o que foi a marca de sua administração: o desmonte dos serviços públicos, do sistema de Ciência e Tecnologia para garantir recursos que lhe dêem sustentação no Congresso Nacional, ao mesmo tempo em que atende aos ditames do capital internacional e da classe empresarial brasileira a ele associada!
Por isso, precisamos continuar nas ruas para enfrentar esse governo de destruição e morte, enfraquecê-lo e derrotá-lo nas urnas, com a eleição de Lula! Para termos as condições de continuarmos a luta em defesa da educação pública de qualidade socialmente referenciada!
Os Atos Públicos ocorrerão em todo o Brasil, neste 18 de outubro!
Em Belo Horizonte, vamos nos concentrar na Praça Afonso Arinos, a partir das 17 horas!
Participe! Vamos juntos derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas!
[1] PORTARIA SETO ME Nº 8893, DE 06 DE OUTUBTO DE 2022 – Cancelamento FNDCT