Foram convidados o Diretor Geral e as Diretorias dos campi Nova Suiça e Nova Gameleira
Assembleia Docente propõe realização de Audiência Pública sobre condições de trabalho e estudo para o retorno presencial
A Assembleia Docente do CEFET-MG, reunida em 31/04, deliberou por convidar o Diretor Geral do CEFET-MG, Flávio Antônio dos Santos, os Diretore(a)s dos campi Nova Suiça, Cláudia Gomes França, e Nova Gameleira, Marcos Fernando dos Santos, para uma Audiência Pública sobre as condições de trabalho e estudo no CEFET-MG.
Diversas intervenções, na Assembleia, destacaram a precariedade na retomada das atividades presenciais no início do ano letivo de 2022: restaurantes e lanchonetes fechados, salas sem projetores multimídia e com quadros em más condições, desorganização na articulação dos horários decorrente do ensino remoto ainda acontecer junto com o presencial, iluminação deficiente, além da ausência de ações efetivas na infraestrutura de salas de aula, gabinetes docentes e laboratórios cuja ventilação não seja adequada.
A discussão deixou de ser sobre condições para o retorno seguro, para ser sobre condições de trabalho e de estudo, em sentido mais amplo.
Estamos cientes dos profundos cortes orçamentários que incidem sobre os recursos necessários para criar as devidas condições para o funcionamento da Instituição. Mas a avaliação que predominou na Assembleia é a da ausência do preparo adequado para a retomada das atividades presenciais, mesmo dentro da condição orçamentária atual, e não obstante a emoção e a alegria do reencontro com o(a)s estudantes.
Afirmou-se também a necessidade de um contato direto da Direção Geral com a comunidade do CEFET-MG, para esclarecer sobre as dificuldades que estão postas nesse retorno e as medidas que estão sendo encaminhadas para sua solução.
Por isso, o convite para a Audiência de modo que o tema possa ser tratado pelo Diretor Geral, mas também discutido pelas Diretorias que respondem pelos campi Nova Suiça e Nova Gameleira, unidades mais citadas na Assembleia quanto a problemas encontrados na retomada das atividades.
A Audiência será realizada pela Plataforma Zoom e transmitida simultaneamente pelo youtube. A opção por essa modalidade decorre do entendimento de que a pandemia ainda não foi superada e de que, sempre que possível, evitaremos situações de aglomeração.
O(a)s Diretore(a)s convidado(a)s terão 15 min de fala cada um(a), seguido(a)s por intervenções de 5 minutos de representantes do(a)s estudantes, TAEs e docentes. Durante essas falas, os demais presentes nas salas poderão se inscrever. Serão sorteado(a)s 15 inscrito(a)s, distribuídos igualmente entre estudantes, TAEs e docentes, cada um com direito a uma intervenção de 3 minutos.
Aqueles não contemplados nas inscrições poderão postar sua intervenção ou questão no chat da sala virtual ou da transmissão via youtube. Essas contribuições serão devidamente organizadas, publicizadas e encaminhadas para os diretores de modo que possam também ser conhecidas e respondidas.
A Audiência será concluída com uma fala final de 10 minutos de cada diretor(a).
Com essa dinâmica espera-se alcançar o objetivo do encontro que é estabelecer um espaço efetivo de discussão entre o corpo dirigente e a comunidade do CEFET-MG sobre as condições de trabalho e de estudo neste importante e necessário momento de retomada das atividades presenciais.
Tão logo o(a)s diretore(a)s convidados confirmem a participação, divulgaremos amplamente data e horário da Audiência e o link de inscrição para participar da sala do Zoom.