Aprovado o indicativo de greve docente no CEFET-MG
Neste 20 de março, foi realizada a Assembleia Docente, presencial e simultânea em todos os campi, conectados por meio da plataforma zoom do SINDCEFET-MG.
A Assembleia foi aberta com o ponto de informes, no qual tiveram espaço de fala o professor Flávio Cardeal, Diretor de Planejamento e Gestão e Alziro, do Comando de Greve do(a)s Técnico(a)s Administrativo(a)s Educacionais. O professor Flávio Cardeal expôs a grave situação orçamentária do CEFET-MG reforçando a pauta da necessidade urgente de recomposição dos orçamentos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Alziro fez um relato da greve dos Técnico(a)s Administrativo(a)s e afirmou que o movimento tem se fortalecido, localmente e nacionalmente.
Dez falas de 3 minutos foram dedicadas à análise de conjuntura aberta com a leitura de um texto elaborado pela Diretoria do SINDCEFET-MG. Concluídas as dez intervenções, a Assembleia entendeu que já havia compreensão suficiente para votar o indicativo de greve, aprovado por 128 votos a favor, 6 contrários e 7 abstenções.
Esse resultado será apresentado na reunião do Setor das IFES, em 22/03, em Brasília, quando teremos uma avaliação da rodada de Assembleias ocorridas no conjunto das Seções Sindicais e será proposto o próximo passo na construção da greve do ANDES-SN e do setor da educação, no primeiro semestre de 2024, tendo como horizonte a construção de uma greve unificada no funcionalismo público federal em 2024. O encaminhamento proposto na reunião do Setor será apreciado em nova rodada de Assembleias de base.
Será preciso também avaliar a modalidade de Assembleia utilizada neste 20/03 como alternativa às Assembleias locais descentralizadas, que potencializam a discussão local, mas não possibilitam que todas e todos os docentes compartilhem do mesmo espaço de discussão e de deliberação, proporcionado pelo formato presencial e simultâneo em todos os campi, conectados pela plataforma zoom.
Por recomposição salarial, por recomposição dos orçamentos das IFES, por reestruturação da carreira, foi aprovado no CEFET-MG o indicativo de greve!
Vamos à luta! Vamos à greve!