A mobilização no CEFET-MG, neste 8 de novembro
Depois de deliberada pela Assembleia docente a paralisação, em 8 de novembro, foi realizado um conjunto de ações convocando para a interrupção das atividades, envolvendo distribuição de panfletos, visita ao Campus Contagem e levantamento prévio da disposição em paralisar.
Alcançamos nas unidades de Contagem, Leopoldina e no Campus Nova Suiça uma adesão de, pelo menos, 80% das e dos docentes. Nas demais unidades a paralisação não aconteceu. No Campus Nova Gameleira ocorreu uma paralisação parcial, com avaliações controversas sobre sua extensão, predominando avaliações de uma pequena adesão da categoria docente.
Em Belo Horizonte, no dia da paralisação, como atividade de mobilização foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal sobre a “Unificação das esferas municipal, estadual e federal na luta pela valorização da educação pública”, com a participação de representantes da UNE e UEE, do SINDREDE, SINDCEFET-MG, SINDIFES, SINASEFE e APUBH (https://sindcefetmg.org.br/unificar-a-luta-pela-valorizacao-da-educacao-publica/).
Em Leopoldina, onde a paralisação foi praticamente total, aconteceu uma roda de conversa sobre a nossa pauta de reivindicações, no diálogo com a conjuntura, da qual participaram 25 trabalhadoras e trabalhadores docentes e técnicos administrativos (https://sindcefetmg.org.br/dia-8-de-novembro-em-leopoldina-paralisar-as-atividades-e-participar-de-roda-de-conversa/)
Roda de conversa em Leopoldina
Araxá não paralisou mas realizou um importante conjunto de ações de mobilização, com panfletagem na entrada do campus e rodas de conversa nos turnos da manhã e da noite, conforme retratado nas fotos, a seguir.
Nossa forte saudação aos que paralisaram ou se dedicaram em ações de mobilização. Aos que não participaram desse dia de luta, continuamos chamando para estarmos juntos na defesa de nossos salários e melhores condições de trabalho, especialmente de participarmos todos e todas de nossa instância máxima de discussão e deliberação, a Assembleia Docente, e de nos comprotermos com suas decisões.
No próximo dia 16 de novembro, teremos nova mobilização nacional em Brasília, quando acontecerá mais uma roda de negociação, pois até o momento nenhum item de nossa pauta de reivindicações foi atendido (https://bit.ly/3ssuuC6). O governo joga com nossa tática de paralisação por tempo determinado para adiar consecutivamente uma negociação efetiva.
Sigamos na luta!