Docentes de Leopoldina debatem a contrarreforma do ensino médio
O professor Adelson Fernandes Moreira, representando o SINDCEFET-MG, participou nesta quarta feira, 09/11, como convidado, de reunião convocada pela Diretoria da Unidade de Leopoldina para debater as diretrizes do ‘Novo’ Ensino Médio.
O professor Isaac Harillo Jerez fez uma detalhada apresentação da Contrarreforma do Ensino Médio, com um histórico do processo que culminou na Lei 13415/17. Chamou atenção para suas contradições e de como ela se opõe completamente ao ensino médio integrado que, ainda que possa avançar na integração entre formação geral e formação profissional, é reconhecido socialmente como uma experiência de excelência da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, da qual faz parte o CEFET-MG.
O professor Adelson destacou que a presente reunião foi um desdobramento da rodada de Assembleias ocorrida nos dias 13 e 14 de outubro, que tinha como um dos pontos de pauta o processo de revisão dos currículos dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), iniciado pela Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (DEPT).
O que se aferiu da discussão sobre esse tema na rodada de Assembleias foi a necessidade de mais debate sobre o motivo da abertura do processo de revisão, seu método e seu cronograma. Especificamente, em Belo Horizonte, deliberou-se pela solicitação ao Conselho de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da suspensão do processo de revisão curricular, conforme noticiado na página da Seção Sindical (para acessar a notícia, clique aqui!)
Em reunião com a Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (DEPT), na qual foi apresentado o pedido do movimento docente de suspensão do processo de revisão curricular, o professor Sérgio Gomide, Diretor da DEPT, e a Coordenadora de Avaliação e Regulação da EPTNM, Natália Lima, declararam aos representantes do SINDCEFET-MG a decisão de apresentar na próxima reunião do Conselho de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) a proposta de adiar o início do processo de revisão curricular para fevereiro de 2023. O detalhamento dessa reunião foi também noticiado na página do SINDCEFET-MG (para acessar a notícia, clique aqui!).
No entendimento da unanimidade do(a)s 50 docentes presentes na reunião em Leopoldina, o encaminhamento correto é a suspensão do processo de revisão até que a política do governo Lula para a Educação Básica esteja suficientemente detalhada, o que pode não ocorrer até fevereiro de 2023.
Esse posicionamento da unidade de Leopoldina será amplamente divulgado e fundamentado por meio de carta aberta à comunidade escolar, a ser elaborada nos próximos dias.