SINDCEFET-MG | Sindicato dos Docentes do CEFET-MG
  • Home
  • INSTITUCIONAL
    • Sobre
    • Estrutura
    • Regimento
    • Atendimento
    • Nossa Sede
    • ANDES-SN
  • Notícias
  • Juridico
    • Ações DI-DIII e seus efeitos
    • Ação dos 3,17%
    • Reconhecimento de saberes e competências – RSC
  • Publicações
    • InformANDES
    • Cartilhas
      • Assédio Moral
      • Estágio Probatório
      • Regime de Previdência complementar FUNPRESP
      • Plano de Carreiras do Magistério Federal após a Lei 12.772/2012
      • A Previdência e os Docentes das Instituições Públicas
      • Carreira em Debates
    • Tabelas Salariais EBTT e MS
  • Filie-se
  • Contato

Categoria avaliou medidas essenciais para a volta às aulas presenciais e sugeriu protocolos que garantam a segurança da comunidade acadêmica

SINDCEFET-MG realiza questionário para avaliação da retomada segura

12 de janeiro de 2022 Notícias
Compartilhar:

O SINDCEFET-MG disponibilizou, na sexta (7), um formulário para sua base de filiados, para consultá-la em relação à volta das aulas presenciais na instituição, devido à pandemia de covid-19. O formulário também foi compartilhado com as chefias de departamento com o pedido de que fosse enviado aos docentes não filiados.

O questionário foi respondido por 114 docentes e as perguntas permitiam que os respondentes avaliassem quais medidas deveriam ser tomadas para um retorno seguro. A grande maioria (94%) julgou indispensável o uso permanente de máscaras, assim como a disponibilidade e o uso de álcool em gel.

Além disso, 87% também são favoráveis ao controle de acesso ao campus, com medida de temperatura na entrada e a exigência do passaporte vacinal de professores, funcionários e estudantes. A pesquisa demonstra também que 74% dos participantes, concordam com a necessidade de uma manifestação explícita da Diretoria Geral sobre medidas de adequação da infraestrutura e disponibilidade de recursos para a compra de insumos.

O formulário questionava também se os campi do CEFET-MG possuem condições adequadas para oferecer as medidas consideradas essenciais para a contenção do coronavírus. Nessa sessão, a maioria das respostas se concentrou em dois problemas principais: distanciamento em todos os espaços coletivos (49%) e o controle de acesso ao campus, com medida de temperatura e exigência do passaporte vacinal (20%). Mais de 48% das pessoas relataram não ter informações suficientes para avaliar as condições do campus em que trabalha.

Ademais, foram questionadas quais medidas não estão sendo encaminhadas de forma satisfatória. A exigência do comprovante vacinal de toda comunidade acadêmica foi apontada como a principal questão, com 46% das respostas, seguida da ausência de manifestação da Diretoria Geral sobre o assunto (43%).

Repostas discursivas

O questionário permitiu também que os respondentes pudessem se expressar livremente sobre medidas que não foram contempladas nas perguntas. De modo geral, os docentes sugeriram sistemas prediais de exaustão de ar e/ou filtragem de ar recirculado, gabinetes individualizados e estações de trabalho com distanciamento social para os professores, fornecimento de equipamentos de proteção individual, de microfones, materiais de limpeza e itens de higiene.

Foi destacada a condição inadequada do restaurante do Campus Nova Gameleira que funciona com superlotação. Não há opções de restaurantes nas imediações dessa unidade e não foi informado qual estratégia será utilizada para manter o distanciamento social necessário nos locais de alimentação.

No caso especifico do Campus Nova Suíça, falta informação se os laboratórios com problemas de infiltração das águas de chuva e falta de circulação de ar terão seus problemas resolvidos para o retorno das aulas presenciais. Vários espaços dessa unidade estão em obras. Elas serão finalizadas para o retorno presencial?

A necessidade de medidas de adequação de banheiros, salas de aula e laboratórios foi um aspecto destacado. Por exemplo, a maioria ( em torno de 70%) dos laboratórios do Departamento de Engenharia de Materiais, do Campus Nova Suiça, não atende às condições de ventilação e/ou renovação de ar exigidas pelos protocolos sanitários, questão entre outras já levantadas e que exigem tomadas de providência como recursos e tempo para execução das obras para adequação dos espaços. É preciso melhorar as condições dos banheiros do Campus Leopoldina para que ocorra uma adequada higienização e sanitização dos mesmos.

Entre outras sugestões, os professores solicitaram fiscalização e monitoramento das medidas no ambiente escolar, reorganização dos horários no caso dos professores que não poderão trabalhar presencialmente e reformas estruturais em salas de aula e laboratórios. Ainda, criticaram a Diretoria Geral por não ter se manifestado e exigiram orientações para que pessoas com sintomas gripais realizem testes e não frequentem os campi.

Vale destacar que a Seção Sindical recebeu em 11/01 resposta da Diretoria Geral para o pedido de detalhamento das ações que estão sendo encaminhadas para garantir o retorno presencial seguro, objeto de outra matéria apresentada em nossa página.

Uma síntese

Há muitas dúvidas e incertezas quanto à existência de condições objetivas para o retorno presencial seguro. Parcela significativa dos respondentes demandaram uma comunicação mais efetiva da Direção Geral sobre esse tema.

Ficou evidenciada uma grande preocupação com a adequação do espaço físico de banheiros, laboratórios e salas de aula, especialmente para se obter ventilação adequada e proporcionar o devido distanciamento físico.

Confira a tabulação dos dados do questionário, com o conjunto completo das respostas discursivas:

Respostas ao formulário sobre o retorno presencial das aulas

Post Anterior

Dique da Vallourec ‘transborda’ e evidencia o risco permanente de novos crimes ambientais

Próximo Post

Diretoria Geral do CEFET responde a ofício sobre biossegurança no retorno às atividades presenciais

O desmonte das políticas de educação é um projeto, e está na agenda central de Bolsonaro e seus ministros

1 de julho de 2022

Conselho Diretor atende solicitação do SINDCEFET-MG sobre entrega de relatório de projeto em período de férias

17 de julho de 2024

ANDES-SN MANIFESTA SOLIDARIEDADE ÀS FAMÍLIAS DE DIEGO BOMFIM, MARCOS CORSATO E PERSEU DE ALMEIDA, VÍMIMAS DE UMA EXECUÇÃO BRUTAL NO RJ

5 de outubro de 2023

Levantamento de dificuldades no processo de tramitação do RSC

17 de agosto de 2022
Filie-se ao SINDCEFET-MG! Lutar pelos nossos direitos e por uma educação pública de qualidade socialmente referenciada é uma tarefa de todas e todos nós! Orientações para filiação: clique aqui!

Conheça esse importante documento cujas proposições retratam a história de luta por uma Universidade e um Ensino Técnico e Tecnológico públicos de qualidade socialmente referenciada. Clique aqui, para acessar o Caderno 2 do ANDES-SN.

Acesse os links da Resolução que normativa o processo de solicitação e concessão de RSC e dos anexos mais recentes disponibilizados na página da CPPD, em 21/12/2022: Resolução CD 30/22 e anexos. Uma vez que você tenha montado seu processo, marque um horário com a assessoria jurídica da Seção Sindical, para uma revisão antes da submissão.

 

Facebook

Últimas Notícias

  • ELEIÇÕES ANDES-SN 2025: Resultado Final
  • SINDCEFET-MG convoca para Assembleia Geral Extraordinária em 14/05/2025
  • Café e boa conversa: Diretoria convida os docentes do campus Contagem para o Café com SINDCEFET-MG no dia 13/05 
  • Eleição ANDES-SN: Resultado Parcial
  • Resultado votação eleição ANDES-SN nas sessões do SINDCEFET-MG

CONTATO

Telefone:
(31) 3643-3555
E-mail:
sindcefetmg@sindcefetmg.org.br
Endereço:
Rua Cap. José Carlos Vaz de Melo, 351
Nova Suíça, Belo Horizonte/ MG - CEP: 30.421-157
Expediente:
De segunda à sexta-feira entre 08 e 17 horas

Desenvolvido por Lucas Costa