Democracia interna, gestão colegiada e defesa da Educação Profissional e Tecnológica
Carta Compromisso ao(a)s Candidato(a)s ao CEPE e aos Conselhos Especializados
Por iniciativa do Conselho de Representantes. acolhida pela Diretoria do SINDCEFET-MG, elaboramos uma carta compromisso destinada, especialmente, ao(a)s candidato(a)s ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e aos Conselhos Especializados do CEFET-MG, para ampla divulgação na comunidade acadêmica.
Nesta carta, fazemos um resgate da participação da Seção Sindical em diferentes momentos da história da Instituição na construção de sua democracia interna. Recuperamos o significado de gestão colegiada e a destacamos como um eixo fundamental de estruturação do Estatuto do CEFET-MG e de funcionamento dos Conselhos. Chamamos atenção para o papel inerentemente político dos Conselhos cuja composição será renovada para um mandato de 2022 a 2024.
Ao final, apresentamos um conjunto de compromissos e pedimos um posicionamento do(a)s candidato(a)s em relação a ele. Esse posicionamento será amplamente divulgado no sentido de referenciar o voto na eleição para os Conselhos.
Um dos compromissos propostos na carta refere-se a recursos encaminhados ao Conselho Diretor (CD), cuja urgente apreciação temos cobrado da Direção Geral. Continuam pendentes de posicionamento pelo CD os seguintes condicionantes que motivaram os recursos contra os editais que normatização a eleição em questão: a) que o docente possa ter direito ao voto por cada segmento em que atua; b) que não seja admitida a candidatura de ocupantes de cargo de CD indicados pela Direção-Geral para a representação nos conselhos especializados e superiores [1].
Acesse a íntegra da carta compromisso, divulgue-a amplamente e solicite o posicionamento do(a) candidato(a) em que pretende votar quanto aos compromissos nela apresentados: Carta Compromisso ao(a)s candidato(a)s ao CEPE e aos Conselhos Especializados
[1] https://sindcefetmg.org.br/sindcefet-mg-recorre-ao-pleno-conselho-diretor/