Apoio e solidariedade à greve sanitária do(a)s docentes da UFLA
A diretoria do ANDES-SN declara apoio à Greve Sanitária dos Docentes da Universidade Federal de Lavras, deflagrada em assembleia no dia 15 de setembro, com início a partir do dia 20 de setembro.
Na assembleia os/as docentes deliberaram pela suspensão das atividades presenciais e manutenção das atividades realizadas em regime remoto, sem prejuízo de qualquer função.
A administração da UFLA impôs o retorno presencial sem dar condições adequadas de acordo com os protocolos sanitários nacionais e internacionais no que diz respeito à:
a) Ausência de imunização completa do corpo discente de graduação e pós graduação para a realização de aulas práticas presenciais;
b) Ausência de condições sanitárias e de imunização de pelo menos 70% da população do município de Lavras;
c) Fragilidade nos protocolos sanitários da UFLA e inadequação dos espaços físicos para o exercício laboral seguro;
d) Ausência de negociação adequada e diálogo com as entidades representativas em relação ao retorno seguro.
Precisamos ter um plano sanitário de retorno com segurança, atendendo as peculiaridades de cada instituição, levando em consideração a evolução da imunização da população e, especialmente, com os índices de imunização de nossa categoria, para retornarmos nossas atividades presenciais.
Ao mesmo tempo, faz-se necessário lutar para que sejam atendidas as demanadas referentes às adequações e condições sanitárias físicas de trabalho e estudo nas Universidades, Institutos Federais e CEFETs. A luta da(o)s professoras e professores da UFLA, bem como o protagonismo da ADUFLA na organização e debate dessa situação apontam as saídas necessárias para enfrentar o clima de negacionismo que se espalha pelos governos e reitorias.
Todo apoio à Greve Sanitária da UFLA!
Vacina para todos/as pelo SUS!
Sem vacina não volta!
Fora Bolsonaro e Mourão!
Brasília(DF), 21 de setembro de 2021
Diretoria Nacional do ANDES-Sindicato Nacional