Luto, Reconhecimento e Resistência
Dia Mundial da Saúde
Neste 07 de abril, movimento sindical e movimentos sociais realizaram diferentes ações, nas ruas, de forma simbólica, mantendo os cuidados sanitários para evitar a transmissão da Covid 19, e nas redes sociais, em defesa do SUS, da vacinação já, para todos, do auxílio emergencial digno e com amplitude suficiente para que trabalhadoras e trabalhadores possam ficar em casa e se proteger.
O SINDCEFET-MG, com o apoio do SINDIFES e da FENET, colocou faixas em um Centro de Saúde (ou nas proximidades dele), por Regional Administrativa, e circulou em vídeo uma mensagem que expressa LUTO, RECONHECIMENTO e RESISTÊNCIA.
Luto por mais de 340 mil vidas perdidas! Tragédia humanitária provocada por um governo federal negacionista, que se recusa a coordenar nacionalmente o combate à pandemia da Covid 19, sabota as medidas preventivas de isolamento social e recomenda, irresponsavelmente, um tratamento “preventivo”, sem eficácia comprovada cientificamente e com possíveis graves efeitos colaterais! Não proporcionou as condições para a produção e compra de vacinas no seu devido tempo! Não proporciona o auxílio emergencial digno e com o alcance necessário para que as medidas restritivas de circulação possam ser efetivamente cumpridas. Falta vacina e sobra cloroquina! Falta dinheiro para o auxílio emergencial, mas para os banqueiros…trilhões! Esse número inaceitável de mortes poderia ser evitado se tivéssemos um governo comprometido com a vida!
Reconhecimento e profunda gratidão às trabalhadoras e aos trabalhadores da saúde, que enfrentam com muita coragem uma situação limite e salvam centenas de milhares de vidas! Viva o SUS, que tem um programa de imunização mundialmente reconhecido! Mas cadê a vacina?! O SUS salva vidas! Ele não!
Resistência ao desmonte do Estado, que precariza o SUS, a educação pública e demais serviços públicos que significam acesso da população brasileira aos direitos sociais previstos na Constituição! NÃO aos cortes no orçamento da saúde, da educação e do sistema de ciência e tecnologia! A Emenda Constitucional 95, que congelou por 20 anos os gastos sociais, precisa ser revogada! Precisamos combater, sem trégua, a política econômica de Paulo Guedes que desvaloriza o servidor e a servidora pública, neste dia 07 de abril, representados pelas trabalhadoras e trabalhadores da saúde. Essa política ultraneoliberal tira o pão da boca dos brasileiros, produz inflação, desemprego e miséria crescentes!
Por tudo isso e muito mais…FORA BOLSONARO e MOURÃO!
Como temos afirmado em nossas mensagens, a luta é agora e não em 2022!
Veja as fotos das faixas e dos Centros de Saúde.
Regional Barreiro: Centro de Saúde Diamante / Teixeira Dias
Regional Centro Sul: Centro de Saúde Carlos Chagas
Regional Leste: Centro de Saúde Horto
Regional Nordeste: Centro de Saúde Alcides Lins
Regional Noroeste: Centro de Saúde Carlos Prates
Regional Norte: Centro de Saúde Guarani
Regional Oeste: Centro de Saúde Cabana
Regional Pampulha: Centro de Saúde Dom Orione
Regional Venda Nova: Centro de Saúde Andradas