Relato jornalístico do professorAndré Leão Moreira sobre o debate na Unidade Contagem em 13 de junho de 2016
Unidade Contagem debateu Democracia e crises na política internacional e brasileira
Por André Leão Moreira*
No dia 13 de junho ocorreu no CEFET-MG, Unidade de Contagem, um debate de análise de conjuntura educacional, política e econômica do Brasil. O evento foi organizado a partir de exposição entre o presidente do SINDCEFET-MG, Antônio Arapiraca, a Professora da Faculdade de Educação da UFMG Savana Diniz.
Participaram o Professor de Língua Portuguesa da Unidade de Contagem André Leão, representantes Grêmio Estudantil, alunas e alunos da Unidade. Houve breve exposição de um panorama sobre a situação atual do país de forma didática e acessível aos presentes e, posteriormente, os ouvintes foram convidados ao debate e contribuíram com questionamentos, que, entre outras coisas, versaram também sobre a situação provisória da estrutura física da Unidade de Contagem.
Em meio à discussão, foram pontuados, por esses professores, um alerta para o Projeto de Lei 257/2016, que vai na contramão do fortalecimento das instituições públicas e das relações de trabalho, e também o alarmante Projeto de Lei 857/2015, intitulado pelo proponente de “Escola sem Partido”, que, na verdade, por trás da falácia que representa, vem a comprometer a escola brasileira com um esvaziamento de diversidade, de reflexão e de cultivo de uma educação com senso crítico.
Dessa maneira, a Unidade de Contagem pode construir uma tarde de reflexões e críticas sobre os atuais processos político e econômico. O debate veio a fortalecer os primeiros passos do Grêmio Estudantil da Unidade, Chapa DOES, que, já no primeiro semestre de existência, vem marcando suas posições e reivindicando uma escola cada vez mais plural, democrática e politizada.
*André Leão Moreira é Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais: Licenciatura em Português (2007), Bacharelado em Português (2008). Mestre em Literatura Brasileira (2011) pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da mesma instuição, tendo desenvolvido pesquisa sobre a representação dos animais não-humanos na obra de Clarice Lispector.