Docentes de Nepomuceno discutem carreira e Funpresp com Sindcefet-MG
Na quarta-feira, 29, o presidente do Sindicefet-MG, Antônio Arapiraca estive na Unidade de Nepomuceno do CEFET-MG para uma reunião com os docentes. A visita marcou a intensificação da campanha do Andes-SN para barrar a adesão dos novos servidores da instituição ao Funpresp-EXE.
Foi feito um balanço da gestão 2012-2014 além de apresentação da estrutura sindical e principais demandas jurídicas e políticas nas quais o Sindcefet-MG atua . Foram dadas também informações sobre como a carreira docente atualmente desestruturada prejudica a categoria e os perigos da adesão dos servidores ao o Funpresp-EXE.
O professor de Língua Portuguesa Alex Fogal destacou que a reunião foi muito importante para os professores daquela Unidade. “Alguns de nós estávamos com dúvidas em relação ao Funpresp e não tínhamos como esclarecê-las. A apresentação foi clara e tivemos a oportunidade de conhecer as opiniões e a ideologia do sindicato em relação a diversas questões e ao atual panorama das instituições federais de ensino. Foi interessante poder observar uma perspectiva que pense o lugar do docente na sociedade sem desconsiderar os dados históricos, políticos e econômicos. Concordemos ou não com o teor da argumentação, é praticamente impossível não reconhecer a relevância da abordagem”, afirmou.
Na avaliação de Antônio Arapiraca a reunião demonstrou o nível de protagonismo dos professores daquele campus. “É parte do nosso planejamento visitar todas as Unidades do CEFET-MG, mas neste caso docentes veteranos nos procuraram pedindo a reunião para ajudar os docentes recém ingressos com as mais diversas dúvidas. Este tipo de ajuda é fundamental para que o sindicato possa ter uma ação efetiva no contexto das instituições multicampi”.
Após a reunião, o Sindcefet-MG ofereceu um lanche para os docentes como forma de confraternização. Vejam abaixo algumas fotos do evento: