Solidariedade ao Rio Grande do Sul
Vimos manifestar nossa solidariedade a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, sofrem com o desastre socioambiental que se abate sobre o estado do Rio Grande do Sul. O sofrimento do povo gaúcho é também o nosso sofrimento. O luto do povo gaúcho é também o nosso luto.
Sabemos que não se trata simplesmente de um desastre natural, mas das consequências de um sistema econômico irracional, o capitalismo, que subordina a vida da ampla maioria da população, a classe trabalhadora, a serviço dos interesses de uma elite mundial. A satisfação desses interesses econômicos, sobretudo vinculados aos ramos do agronegócio, das grandes mineradoras, da financeirização da economia e das grandes empresas de tecnologia (as chamadas big techs), é a verdadeira causa da predação ambiental que o sistema capitalista dita à natureza. Neste contexto, a vida no planeta e, particularmente, a vida humana, sob ameaça crescente da crise climática, tende a inviabilizar-se. A catástrofe que se abateu sobre o povo gaúcho é um triste e trágico exemplo disso.
Nossa solidariedade é ainda o compromisso com a luta coletiva pela superação desse sistema que nos impõe o colapso ambiental e, portanto, as próprias condições necessárias à existência humana.
TODA SOLIDARIEDADE AO POVO GAÚCHO!
PELA LUTA EM PROL DA SUPERAÇÃO DO CAPITALISMO!
Comando Local de Greve dos Docentes do CEFET-MG