
SINDCEFET-MG e CEFET-MG trabalham juntos para que o CEFET-MG receba alunos refugiados da Palestina pela primeira vez
O SINDCEFET-MG desde 2024 vem buscando formas de incentivar possíveis parcerias entre nossa instituição e as universidades palestinas, como forma de estreitar nossa solidariedade ao povo palestino que vivência há anos as mais diversas formas de apartheid social, promovidos pelo sionismo e que em outubro de 2023, assumiram o caráter de genocídio com a escalada de ataques a população palestina na Faixa de Gaza.
Esse compromisso em nome da solidariedade internacional resultou em um trabalho conjunto entre o sindicato e a Diretoria do CEFET-MG, possibilitando que onze refugiados palestinos possam estudar em nossa instituição a partir desse segundo semestre.
Compreendemos que a celebração desse acordo acadêmico é uma grande conquista em nome da solidariedade aos povos que sofrem com as agressões imperialistas, fortalecendo nossos laços humanitários e a função social que nossas instituições devem possuir em um contexto de tanta barbárie e indiferença.
Com muita alegria informamos à nossa comunidade que essa parceria em nome da solidariedade internacional fortalece nossas convicção militante, valores e perspectivas em ocupar todos os espaços possíveis, reafirmando a importância do conhecimento e a defesa das IFEs, como instrumento de resistência e superação da mediocridade, da desumanização e da barbárie que tentam nos impor.
Importante registrar as parcerias com o Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, à Secretaria de Relações Internacionais do ANDES -SN e a Rede Universitaria de Solidariedade a Palestina.
Palestina Livre, do Rio ao Mar!
Diretoria Colegiada do SINDCEFET-MG
