Repúdio às ações antidemocráticas coordenadas pelo interventor da UFVJM
A Diretoria Nacional do ANDES-SN manifesta seu repúdio às ações golpistas do interventor de Bolsonaro na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), o professor Janir Alves, que usou a máquina pública para fazer campanha para Bolsonaro nas eleições recentes e vem coordenando bloqueios de rodovias na região de Diamantina (MG), não respeitando o resultado das eleições no país.
Temos denunciado que as intervenções de Bolsonaro em mais de duas dezenas de universidades brasileiras possuem o propósito de executar a política de destruição da educação pública, com isso, atropelando a autonomia das instituições de ensino superior e seus processos internos democráticos de eleições para o(a)s reitore(a)s.
Na UFVJM, Janir Alves recebeu apenas 6% dos votos na eleição para a reitoria que ocorreu em 2019. Mesmo assim, Bolsonaro o nomeou como interventor, desrespeitando a decisão da maioria do(a)s professore(a)s, técnico(a)-administrativo(a)s e estudantes da Universidade.
A gestão interventora de Janir tem sido marcada por perseguições, esvaziamento dos conselhos superiores e medidas privatizantes, como a tentativa de avançar com a venda de serviços na universidade e a ampliação da EAD, medidas articuladas a proposta de Reuni Digital do governo federal.
A presença de Janir Alves no bloqueio de estradas e coordenando ações antidemocráticas revela que a intervenção nas IES não se limita a destruir as universidades, mas também em organizar o bolsonarismo e o fascismo contra a decisão do povo Brasileiro que elegeu Lula para a Presidência, no último dia 30/10.
Toda nossa solidariedade à comunidade acadêmica da UFVJM e ao povo trabalhador de Diamantina (MG), que vêm sofrendo com os ataques antidemocráticos de Janir Alves e de militantes bolsonaristas. Apoiamos a luta que tem sido travada pelo(a)s professore(a)s, técnico(a)- administrativos(a)s e estudantes contra o Interventor Janir Alves e seguimos em luta pela defesa da democracia na UFVJM e no Brasil.
Derrotamos o Bolsonaro nas urnas e vamos derrotar o Bolsonarismo nas ruas. Exigimos respeito ao resultado das eleições.
Brasília (DF), 03 de novembro de 2022
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional