QUEM CONSTRUIU O BRASIL EXIGE SEUS DIREITOS!
O dia 24 de janeiro, Dia das Aposentadas e dos Aposentados, há muitos anos deixou de ser uma data de comemoração para ser um dia de luta. É bom que fique claro: aposentadoria não é favor, mas uma conquista de quem ajudou a construir o Brasil.
Nossas conquistas são frutos de muita luta: passe-livre após os 65 anos nos ônibus urbanos, reserva de duas vagas (ou desconto de 50%) nos ônibus interestaduais, reserva de estacionamento, reserva de moradia adaptada, atendimento preferencial em locais público e privados etc. Todos esses direitos, antes dispersos, foram reunidos numa Lei Federal: o Estatuto do Idoso. Fruto de luta e conquista.
Os trabalhadores da ativa também devem se juntar aos aposentados para reverter todas as maldades criadas pela reforma da Previdência. Pouca gente percebeu, mas o pobre, que começa a trabalhar mais cedo, foi extremamente prejudicado com o fim da aposentadoria por tempo de contribuição. Hoje, só se pode aposentar por idade: mulheres aos 62 anos e homens aos 65 anos.
O governo Bolsonaro/Guedes e sua base parlamentar queriam desvincular o piso do INSS do salário mínimo. Protestamos e recuaram. Muitas irregularidades ainda persistem nos estados e municípios. O governador Romeu Zema e o prefeito Fuad Noman não cumprem a Lei do Piso. A Paridade entre ativos e aposentados, direito previsto na Constituição, vem sendo burlado pelos governos Municipal, Estadual e Federal. O que eles não sabem é que os aposentados somos mais de 39 milhões de pessoas que também se manifestam, votam e brigam por seus direitos.
Como dissemos, HOJE É DIA DE LUTA.