NOTA DE SOLIDARIEDADE À FAMÍLIA, AMIGOS E COLEGAS DA PROFESSORA AGNES SCHMELING
No dia 15 de junho de 2023, o estado do Rio Grande do Sul foi assolado por um ciclone extratropical, resultando em inundações e trazendo consigo um triste saldo de mais de treze vidas perdidas. Infelizmente, a Professora Agnes Schmeling (IFRS), seu marido e sua mãe, moradores de Maquiné/RS, foram vítimas fatais dessa terrível catástrofe. Nesse momento de profunda tristeza, o ANDES-SN solidariza-se integralmente com o(a)s familiares, amigo(a)s e colegas da professora, bem como com todas as outras vítimas.
A professora Agens atuava no Campus Porto Alegre. Atualmente era professora de música do Campus Osório e usava a música para se expressar. Exercia um trabalho fundamental que garantia a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social, transformando vidas.
Em um momento de profunda dor e vazio, é importante ressaltar que catástrofes como essas não são naturais, mas sim consequência da destruição do nosso meio ambiente. O capitalismo impõe uma lógica de ataques profundos ao meio ambiente, por meio da exploração e esgotamento de recursos naturais, o que resulta nessas catástrofes que afetam especialmente as populações mais vulneráveis e periféricas. Infelizmente a professora Agnes e seus familiares foram vítimas dessa desenfreada busca pelo lucro a qualquer custo. Por isso, precisamos continuar e intensificar nossa luta contra o Marco Temporal, a exploração da natureza e tantos outros ataques que afetam diretamente o nosso clima e, portanto, o futuro de todas, todos e todes.
O lucro não pode estar acima das vidas.
PROFESSORA AGNES SCHMELING, PRESENTE, HOJE E SEMPRE…
Brasília(DF), 20 de junho de 2023.
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional