Mais cidades se mobilizam pelo Fora Bolsonaro, em todo o país!
Mais de 600 mil manifestantes foram às ruas em mais de 400 cidades do Brasil. Centenas de milhares nas ruas de um número maior de cidades, se compararmos com as manifestações de 3 de julho. Se somos desafiados a massificar os Atos ‘Fora Bolsonaro’, a sua capilarização em mais cidades amplia o potencial de convocação.
A Diretoria e Conselho Deliberativo do SINDCEFET-MG têm apoiado, convocado e participado de manifestações nas diferentes cidades onde há unidades do CEFET-MG ou onde residem docentes, técnico(a)s administrativo(a)s e estudantes da instituição, como é o caso de Cataguases. Nossa organização sindical multicampi tem favorecido essa importante capilarização dos Atos de protesto contra esse governo genocida e corrupto!
Mas é uma luta que exige resiliência, pois à medida que aumenta a impopularidade de seu governo, Bolsonaro amplia sua dependência do Centrão para se manter no poder com o apoio do partido militar, que ocupa milhares de cargos em diferentes escalões do governo, assim como do agronegócio, das empresas de mineração e do capital financeiro. O presidente da Câmara dos Deputados é, nesse momento, o principal fiador desse apoio da maioria do Congresso a Bolsonaro. Por isso, junto com essa maioria, Arthur Lira é cúmplice do genocídio em curso, ao não abrir o processo de impeachment, diante de tantos crimes cometidos pelo capitão reformado.
As ruas constituem nosso lugar primeiro de luta! Nelas ecoará o grito das brasileiras e brasileiros que sofrem com a dor da perda de mais de 550 mil familiares e amigos, por covid. As ruas serão o lugar de protesto de quem vive o drama da fome, do desemprego, da exploração e opressão no trabalho. Nas ruas estarão também os que defendem a educação e saúde públicas, as empresas estatais que garantem o desenvolvimento e soberania de nosso país. Soma-se a todos esses gritos a luta contra violência contra o povo negro, contra os povos originários e a população LGBTQIA+. São muitas bandeiras em um país marcado por tanta desigualdade, aprofundada por uma política de morte implantada por Bolsonaro e Lira, que caminham de mãos dadas, unidos por um pacote de emendas orçamentárias bilionárias.
As ruas são nosso único caminho para impedir Bolsonaro, mantendo a unidade de partidos e movimentos comprometidos com esse objetivo! Resistir, ampliar nossa capilaridade nas cidades e nossa capacidade convocatória, pois somente a mobilização das trabalhadoras e trabalhadores pode pressionar e fazer Lira iniciar o processo de impeachment do atual Presidente da República! Uma vez iniciado o processo, manter e aumentar a pressão para tirar Bolsonaro da cadeira da presidência!
As manifestações de 24 de julho foram mais uma valorosa e importante etapa nessa luta! Veja o registro dos protestos em Araxá, Belo Horizonte, Divinópois, Leopoldina, Cataguases e Timóteo: para assistir, clique aqui!
Sigamos na luta! Juntos!