Governo Zema ameaça fechar escolas especiais em MG
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) protocolou uma ação para evitar o possível fechamento da Escola Estadual Dona Argentina Vianna Castelo Branco, localizada no bairro Serra, na região centro-sul de Belo Horizonte. A unidade, que atende pessoas com deficiência há mais de 60 anos, enfrenta constantes ameaças de encerramento ou fusão por parte do governo de Romeu Zema (Novo).
A medida foi tomada em 25 de julho, após uma reunião com um grupo de pais e responsáveis legais de alunos matriculados na escola. Os familiares procuraram o órgão para denunciar as “constantes ameaças de fechamento”, que, segundo eles, se repetem sistematicamente ao fim de cada semestre letivo.
De acordo com os pais, a escola tem passado por reduções no número de profissionais especializados, como terapeutas ocupacionais, e pela suspensão de oficinas consideradas fundamentais para o desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes. Os familiares também relataram sentir insegurança e desinformação sobre o futuro dos filhos, caso a instituição sofra alterações estruturais durante o ano letivo.
A situação se repete com a Escola Estadual Pestalozzi, também especializada no atendimento a pessoas com deficiência, localizada no Barro Preto, região centro-sul. Segundo informações da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana, ambas as escolas enfrentam “baixa adesão de matrículas”, o que motivou a possibilidade de integração entre as duas unidades.
No entanto, familiares da comunidade escolar relatam que outras famílias vêm tentando matricular seus filhos nas escolas especiais, mas o que encontram é uma “enorme burocracia”.
“Muitos pais tentam matricular seus filhos nas escolas, mas acabam desistindo, porque a Secretaria de Educação exige uma série de documentos e caminhos a serem feitos que acabam por desestimular a adesão. Fica parecendo algo proposital”, relata João, nome fictício do pai de um aluno especial que preferiu não se identificar por medo de represálias.
Fonte: @brasildefatomg



