EXTINÇÃO DA SPE E O DESMONTE DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Servidoras/es da extinta Secretaria de Política Estudantil divulgam manifesto expressando sua “(…) indignação frente ao processo de reestruturação organizacional, em especial, no campo da Política de Assistência Estudantil do CEFET-MG”.
Destacam que
“ A proposta da Diretoria de Governança e Desenvolvimento Institucional e da Diretoria Geral para o setor, transfigurado ao nível de mero atendimento ao aluno, desmonta a Política de Assistência Estudantil, na medida em que não assegura processos democráticos no planejamento e implementação de suas políticas; não oferece condições de trabalho pela ampliação de demandas com consequente sobreposição e acúmulo de tarefas aos setores aglutinados (SPE/CPEs, Coordenações Pedagógicas, Núcleo de Inclusão e Aprendizagem, CGRID); não define uma política institucional que qualifique o trabalho e dê garantias de um patamar mínimo de inclusão social e educacional; não disponibiliza/admite novos servidores em seu quadro de forma a atender, minimamente, as novas demandas instaladas; não promove o engajamento da comunidade escolar/acadêmica em medidas de inclusão educacional; não proporciona formação continuada ao quadro docente condizente com as demandas e desafios da inclusão educacional.”
Leia a íntegra do manifesto: Manifesto_SPE.pdf
Esse posicionamento soma-se ao manifesto sobre a EXTINÇÃO DA COORDENADORIA DE GÊNERO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, INCLUSÃO E DIVERSIDADES (CGRID) do CEFET-MG, também repercutido pelo SINDCEFET-MG, e demonstra as consequências danosas do processo de reestruturação em áreas da política institucional nas quais deve ter centralidade ações afirmativas promotoras de igualdade e equidade racial e a formação integral e acompanhamento dos estudantes, sem reduzi-las “ à execução de demandas pontuais e simplistas, pautadas pelo viés de um assistencialismo de concessão de benefícios e não pelo reconhecimento de direitos”.
Esses manifestos mostram a necessidade de revisão pelo Conselho Diretor do processo de reestruturação. Faltou a devida discussão com a comunidade escolar e parece predominar na atual composição do Conselho do Diretor a representação do corpo gestor, em detrimento de estudantes, professoras, professores, servidoras e servidores técnico administrativos.
Cabe ao Conselho Diretor escutar essas legítimas e fundamentadas críticas ao processo de reestruturação e responder a elas com deliberações que respondam aos questionamentos colocados por esses setores representativos da comunidade escolar do CEFET-MG.
Diretoria e Conselho Deliberativo do Sindcefet-mg.