Movimento vai debater as medidas da PEC 241, que estabelece um teto para os gastos públicos.
Estudantes do Cefet fazem manifestação em Leopoldina
por João Gabriel B. Meneghite
Alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), fizeram uma manifestação no início da manhã desta quinta-feira, 27 de outubro, em frente a unidade de Leopoldina. Eles gritavam palavras de ordem e exibiam cartazes com objetivo de sensibilizar a população quanto às medidas polêmicas da PEC 241, que estabelece um teto para os gastos públicos.
Houve rápidos bloqueios no trânsito, com fluxo intermitente. Muitos motoristas foram favoráveis a manifestação e outros ficaram irritados com o bloqueio da pista. A Polícia Militar se deslocou para o local, dando suporte e segurança para os alunos e motoristas, orientando-os. Posteriormente, os alunos deram às mãos para um abraço simbólico no prédio do Cefet e se reuniram no auditório para discussões de pautas como a formação de movimento estudantil, reuniões sobre mobilização e outras manifestações.
O aluno Luiz Júnior alertou os colegas sobre a importância de um planejamento para todas as ações do movimento. Ele destacou que o jovem é muito visado como um sinônimo de baderneiros, frisando a importância de os estudantes demonstrarem que têm conhecimento sobre o assunto, dando uma demonstração de porquê eles estão sendo contra. “É assim que mudamos o país. Não podemos deixar assuntos importantes como esse passar em branco, temos que agir e movimentar, mas para isso, precisamos saber nos organizar, discutir a forma como vamos fazer”, comentou.
Luiz Júnior, aluno do Cefet.
Apesar de não participarem da organização da mobilização, os professores elogiaram as boas intenções dos alunos e mencionaram a possibilidade da escola sediar um debate sobre o tema, abrindo espaços para os prós e contras manifestarem sobre essas medidas.A convite dos alunos, Gino Ribas Meneghitti traçou um panorama sobre a PEC 241. Ele se recordou dos momentos em que participou de movimentos estudantis no Cefet, elogiando a iniciativa do debate.
Gino Ribas Meneghitti
Fonte: O Leopoldinense