A Carta não foi entregue ao atual presidente
Carta do ANDES-SN aos presidenciáveis
Na Carta aos presidenciáveis, o ANDES-SN resgata seus 41 anos de luta em defesa de uma educação pública laica de qualidade socialmente referenciada. Reafirma os princípios orientadores desta luta:
“(…) 1. manutenção e ampliação do ensino público e gratuito; 2. autonomia e funcionamento democrático da universidade e demais instituições de ensino superior, com base em colegiados e cargos de direção eletivos; 3. estabelecimento de um padrão de qualidade para o ensino superior que estimule a pesquisa e a criação intelectual críticas nas universidades; 4. dotação de recursos públicos orçamentários suficientes para o ensino, a pesquisa e a extensão nas universidades públicas e demais instituições; 5. criação de condições para adequação das IES à realidade brasileira; 6. garantia do direito à liberdade de pensamento nas contratações e nomeações para as IES, bem como no exercício das funções e atividades acadêmicas. (…)”
E apresenta um conjunto de reivindicações coerentes com a sua história e com os princípios orientadores da luta, dentro da grave conjuntura na qual vivemos.
Leia a íntegra da carta: Anexo-Circ334-22-1 carta do andes aos presidenciáveis