Café com o SINDCEFET-MG
Em comemoração aos seus 35 anos de fundação, o SINDCEFET-MG programou para esta primeira quinzena de março a realização de um Café nas unidades do CEFET-MG. O Café com o SINDCEFET-MG quer ser mais um espaço de interação e troca com o conjunto do(a)s servidore(a)s, especialmente do movimento docente, no sentido de estabelecer uma maior aproximação e motivar as companheiras e companheiros docentes a se filiarem e participarem das atividades sindicais.
Reforçamos a importância de que cada departamento do CEFET-MG eleja seu representante no Conselho de Representantes de nossa Seção Sindical, apara que possamos efetivamente desenvolver um trabalho de base.
Precisamos romper o isolamento que tem sido provocado pela intensificação do trabalho docente combinada a uma sociabilidade individual, promovida pela ideologia neoliberal vigente e aprofundada com a pandemia de Covid 19.
Junto com o Café, temos realizado um seminário ou um debate com a direção do SINDCEFET-MG sobre temas da conjuntura.
Em Belo Horizonte, no dia 28/02, o Café aconteceu no espaço em frente ao miniauditório do Campus Nova Suiça, onde em seguida realizamos o Seminário sobre a contrarreforma do ensino médio.
Em 01 de março, o Café aconteceu nas unidades de Leopoldina e Curvelo, onde membros da diretoria debateram com os presentes à atividade a campanha salarial e o processo de revisão curricular dos cursos técnicos, que está em andamento e que, nas suas diretrizes, estabelece como marco legal a contrarreforma do ensino médio e todas as normativas a ela vinculadas, não obstante todo o movimento que as entidades estudantis e da área da educação têm realizado, reivindicando sua revogação.
Está programado para 09 de março o Café em Timóteo, onde a pauta de discussão será prioritariamente a campanha salarial.
Em 10 de março, o Café será em Araxá, junto com o seminário ‘As jazidas de nióbio e a privatização da CODEMIG’, a ser apresentado por um representante do Movimento dos Atingidos pela Mineração (MAM).
Já está acertado também o Café em Varginha, no dia 15 de março, seguindo a mesma dinâmica dos demais, com um debate, mediado pela diretoria do SINDCEFET-MG, sobre temas da conjuntura.
Seguiremos nessa toada, completando a realização do Café, em todas as unidades do CEFET-MG, esperando, ao final desse processo, ter cumprido o objetivo da aproximação, do comprometimento com a atividade sindical e da filiação ao SINDCEFET-MG.
Juntos somos mais fortes!