Informe-se também sobre outros encaminhamentos aprovados na Assembleia de 10/06/2021
Assembleia Docente delibera apoio aos atos pelo Fora Bolsonaro!
Vivemos sob constante ameaça!
Ameaça de determinação do retorno às aulas presenciais, mesmo com a pandemia em descontrole, caso o PL 5595 seja aprovado no Senado Federal!
Ameaça de interrupção do funcionamento dos CEFETs, Institutos Federais e Universidades, caso prevaleçam os consecutivos e profundos cortes, assim como os contingenciamentos e bloqueio de recursos, no orçamento da Educação.
Ameaça de termos nossas carreiras estagnadas e extintas, caso a chamada ‘Reforma Administrativa’ (PEC 32) seja colocada em pauta e aprovada no Congresso Nacional. Esse projeto de desmonte do Estado proposto pela PEC 32 significará o fim da estabilidade do servidor público, a perda da autonomia do servidor de combater as práticas corruptas do governante de turno. O Estado será aparelhado, privatizado e o acesso da população à saúde, educação e assistência social públicas deixará de existir. Saúde, educação, assistência social serão convertidos em mercadoria, vendida pela iniciativa privada à custa do recebimento de vultosas transferências de recursos públicos. Está sob ameaça o serviço público que garante o acesso da população aos direitos sociais, consagrados na Constituição.
Ameaça de uma política de morte que deixa à classe trabalhadora duas opções: morrer de fome ou de Covid 19. São mais de 480 mil mortes desde o início da pandemia, com uma média diária de duas mil mortes! Esse genocídio não pode ser normalizado, diante de um governo que não comprou as vacinas no tempo devido, que combate as medidas de isolamento social, o uso de máscara, que não defende a vida, mas uma economia que só aumenta as contas bancárias dos muito ricos! Crescem a miséria, a fome, o desemprego, o desalento!
Ameaça de um Estado policial que criminaliza os movimentos sindical e sociais, que combate manifestações atirando balas de borracha nos olhos de manifestantes e de pessoas a caminho do trabalho.
A única resposta possível a esse quadro de ameaças e retirada de direitos é a retomada das ruas, como ocorreu em 29 de maio. Estamos conscientes dos riscos, devido à pandemia, mas todos os cuidados sanitários possíveis serão tomados, como o uso de máscaras, álcool em gel e o esforço por ocupar as avenidas mantendo o distanciamento social. Corremos esse risco, afinal, o presidente é mais perigoso que o vírus!
Somente a força dos movimentos sindical e sociais pode quebrar esse alinhamento entre Bolsonaro e a maioria do Congresso Nacional. Se existe algum caminho possível para interromper, já, esse governo de morte, ele passa pela pressão das ruas.
Por isso, a Assembleia do(a)s docentes do CEFET-MG, reunida em 10/06/21, deliberou, com o voto favorável de todos e todas presentes:
Apoiar os atos presenciais pelo Fora Bolsonaro, com todos os cuidados sanitários, incentivando quem não puder participar presencialmente a atuar na mobilização, de forma articulada, nas redes, assim como estimular a adoção de estratégias criativas para manter o distanciamento social, durante a passeata.
Dia 19 de junho é dia de ir pra rua, contra tantas ameaças e retirada de direitos, mas sobretudo e, especialmente, EM DEFESA DA VIDA!
Veja também outros encaminhamentos aprovados na Assembleia:
Discutir o PNLD na próxima Assembleia.
Elaboração de nota pela Diretoria da Seção, repercutindo a discussão dessa Assembleia, sobre o PNLD, e disponibilizando materiais de aprofundamento.
Apresentar o documento de política de solidariedade, revisado a partir das contribuições dessa Assembleia, para análise pelos filiados e deliberação em uma próxima Assembleia.