Café com o SINDCEFET-MG, em Timóteo e Araxá
Na comemoração dos 35 anos do SINDCEFET-MG e no contexto de uma campanha de filiação para fortalecer nossa Seção Sindical, realizamos o Café com o SINDCEFET-MG, em Timóteo e Araxá.
O Café tem sido um espaço de aproximação e troca com professoras e professores, fora das telas, na insubstituível interação presencial.
Em seguida ao Café, em Timóteo, em O9/03, fizemos uma boa discussão sobre a campanha salarial, após os informes dados pelo professor Adelson Fernandes Moreira, presidente do SINDCEFET-MG. Foi destacada a necessidade do reajuste emergencial e o discernimento para que o processo não se estenda indevidamente.
O professor Adelson chamou atenção para a revisão curricular dos cursos tecnicos, em andamento no CEFET-MG, a incoerência e o risco de se tomar como referência a lei do ‘novo ensino médio’ e o ordenamento legal que se estabeleceu em torno dela, uma vez que essa legislação promove um empobrecimento, sem precedentes da formação geral combinada a uma formação técnica orientada para o ensino de habilidades instrumentais. Por isso, a importância de nos somarmos à luta pela revogação do ‘novo ensino médio e, internamente, no CEFET-MG, interromper a revisão curricular dos cursos técnicos.
Fotos do Café, em Timóteo:
Na sexta feira, 10/03, em Araxá, o Café aconteceu, de fato, após o seminário ‘As jazidas de nióbio e a privatização da CODEMIG’, apresentado pelo biólogo e coordenador estadual do Movimento pela Soberania na Mineração (MAM), Luiz Paulo Siqueira.
No debate que se seguiu com as e os docentes presentes ficou evidenciado que privatizar a CODEMIG é entregar para a iniciativa privada 70% das reservas de nióbio do mundo, presentes em solo brasileiro.
Isso significa perda de riqueza e de soberania, guiada pelas mãos do governador Zema, que garantiu sua reeleição com os recursos obtidos pelo acordo de ‘reparação’ do crime da Vale em Brumadinho e cujo projeto político está comprometido com o desmonte do estado e com o modelo predatório de mineração.
Fotos do Café, em Araxá:
O seminário proporcionou uma importante aproximação entre o MAM e docentes da unidade de Araxá, que pode resultar em uma ação conjunta no sentido de levar esse debate para a população da cidade e promover uma campanha contra a privatização da CODEMIG.
Assim foram os Cafés em Timóteo e Araxá.
Próximas paradas em Nepomuceno e Varginha, no dia 15/03!