Diretoria e Conselho Deliberativo eleitos para o biênio 2022-2024 tomaram posse neste 24/10
A Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo do SINDCEFET-MG eleitos para o biênio 2022-2024 tomaram posse nesta segunda feira, 24 de outubro.
Reafirmamos nossa compreensão da grave conjuntura em que vivemos com uma disputa eleitoral em aberto, na qual uma das opções é a reeleição de um governo fascista. Por isso, o imperativo de intensificar a campanha pelo voto em Lula, para derrotar Bolsonaro nas urnas e nas ruas!
O que se apresenta para o movimento docente e toda a classe trabalhadora é um horizonte intenso de luta! No caso da eleição de Bolsonaro nossa luta será contra o aniquilamento dos movimentos populares e sindical, que buscará eliminar qualquer resistência à implementação de toda a agenda neoliberal. Se Lula vencer, a luta será por direitos, seja para fortalecer as ações de governo comprometidas com a classe trabalhadora, seja para pressionar Lula com o objetivo de impedir que ele seja capturado pelas pautas do capital, que também compõe a frente ampla liderada pelo ex-presidente.
Com a presença da Coordenadora Geral do SINDIFES, Cristina Del Papa, e da Presidenta da APUBH, reafirmamos também toda a nossa disposição em trilhar esse horizonte de luta em unidade com as entidades representativas dos estudantes, das trabalhadoras e dos trabalhadores da Educação e, por conseguinte, com os movimentos populares e sindical comprometidos com o enfrentamento das forças do capital e seu projeto neoliberal.
Finalmente, nessa Assembleia de posse, expressamos mais uma vez os compromissos de nosso manifesto [1] ao movimento docente do CEFET-MG:
- Reafirmar nosso direito de manifestação política, em qualquer tempo, no interior da instituição, conforme previsto na Constituição Brasileira.
- Garantir uma participação igualitária de docentes dos diferentes campi na definição das pautas e ações a serem encaminhadas pela nossa Seção Sindical, fortalecendo a multicampia, uma das características definidoras desta chapa que se apresenta para esta eleição.
- Fortalecer a democracia interna da instituição e continuar a luta pela aplicação do princípio da gestão colegiada na composição e funcionamento do Conselho Diretor, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e dos Conselhos Especializados, conforme estabelecido no Estatuto do CEFET-MG.
- Fortalecer o Conselho de Representantes no sentido de ampliar sua representatividade e sua participação na definição da direção política da nossa Seção Sindical.
- Fazer uma campanha para aumentar o número de filiados por meio de ações que evidenciem a história de lutas do sindicato e sua importância na conquista de nossos direitos.
- Ampliar a participação nas Assembleias, conduzindo-as sempre de forma a garantir o debate, o direito à divergência e a tomada de decisões expressando a vontade da maioria.
- Buscar formas de ampliar a participação de aposentadas e aposentados, na proposição e encaminhamento das pautas específicas desse segmento da nossa categoria.
- Propor a revisão do Regimento do SINDCEFET-MG, aperfeiçoando sua redação, adequando-o à nossa realidade multicampi e propondo uma organização mais consistente com as características de nossa base, em termos de representatividade e participação.
- Realizar um Congresso Sindical, no âmbito da nossa Seção Sindical, para fortalecer nossa atuação em nível local e nossa capacidade de interferir nos espaços de discussão e deliberação do ANDES-SN.
- Continuar a luta em defesa da educação pública gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada, expressa no plano de lutas aprovado no 40o Congresso do ANDES-SN e atualizado no 65o CONAD, a partir dos quais destacamos:
- revogação da Reforma do Ensino Médio, de todo o ordenamento jurídico e de todos os programas que a sustentam;
- arquivamento do Reuni Digital, na defesa do ensino presencial em oposição à implantação de programas comprometidos com a precarização da educação pública por meio da educação à distância;
- defesa da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão orientada para as demandas sociais dos locais onde se encontram as unidades do CEFET-MG, e combate a todas as formas de empresariamento da educação, da ciência e da tecnologia, especialmente aquelas configuradas no Programa Future-se e em editais de fomento e ordenamentos internos à instituição.
- recomposição emergencial de nossos salários e eliminação das distorções de nossos planos de carreira no EBTT e no Ensino Superior;
- recomposição dos orçamentos das instituições federais de ensino e do sistema de ciência e tecnologia;
- fim das intervenções nas universidades e da lista tríplice para a escolha de reitoras ou reitores, garantindo às comunidades universitárias o direito de escolher seu dirigente máximo.
DEFENDER A EDUCAÇÃO PÚBLICA! ESSA É A NOSSA ESCOLHA PARA O BRASIL!
[1] Manifesto completo com identificação e foto dos componentes da Diretoria e do Conselho