Esclarecimentos importantes sobre a Assembleia Docente, de 23 de maio
A Assembleia Docente, marcada para a próxima segunda feira (23), será na modalidade exclusivamente virtual dado o quadro crescente de contágio por Covid em toda a Minas Gerais. Os boletins diários mostram um aumento expressivo no número de casos, ainda que sem um crescimento na taxa de internação devido à ampla cobertura vacinal abarcando a segunda dose (Minas registra mais de 2.300 novos casos de covid em 24 horas). Não temos dados específicos das unidades do interior, mas recebemos relatos de casos de covid no corpo administrativo e no corpo docente em diversos departamentos dos campi Nova Gameleira e Nova Suiça. As aulas de turmas do curso de Medicina da UFMG foram suspensas por episódios de contaminação pelo coronavírus (Medicina da UFMG suspende aulas presenciais por surto de COVID na faculdade). O mesmo ocorreu com escolas particulares de BH (Escolas particulares de BH suspendem aulas por casos de COVID).
Temos nos orientado pelo princípio da máxima precaução e cuidado, por isso, para evitar aglomerações, manteremos em caráter excepcional, a modalidade exclusivamente virtual, na Assembleia de 23 de maio. Reafirmamos, com base na orientação de infectologistas comprometidos com a vida, a exigência do passaporte vacinal e o imperativo do uso de máscaras adequadas em todas as dependências do CEFET-MG.
No dia 23 de maio, a partir de 15:10, debateremos a deflagração da greve no CEFET-MG, tomando como referência nossa capacidade interna de mobilização e os encaminhamentos propostos pela reunião do Setor das IFES, que ocorrerá nesta sexta (20). Levaremos para esta reunião a deliberação do indicativo de greve para 23/05, tomada na última Assembleia Docente, e a defesa de que cabe à direção sindical de todas as Seções do ANDES-SN o chamado assertivo para a adesão à greve unificada dos servidores públicos federais, pelas razões que temos apresentado ao movimento docente, desde o início do processo de construção dessa greve.
Entretanto, como tem sido historicamente, a deflagração da greve será uma decisão soberana da Assembleia Docente do CEFET-MG, reunida em 23 de maio.
A presença e participação de cada docente do CEFET-MG são fundamentais!