A semana contou com atividades políticas e culturais em prol da educação pública e de qualidade
ANDES-SN e Seções Sindicais filiadas realizam semana em defesa da educação pública
Com inicio na segunda-feira (6/12), o ANDES-SN mobilizou ativistas docentes e discentes por todo Brasil para semana em Defesa da Educação Pública e Contra os Cortes no Orçamento Federal, sobretudo na Ceilândia (DF), onde aconteceram atividades de maneira presencial, encerradas com um ato político-cultural na Praça do Cidadão.
A mobilização iniciada pela entidade reuniu ativistas, docentes e estudantes em vários locais, com o objetivo de discutir, expor e avançar no debate e nas lutas por garantia da educação publica de qualidade e acessível, e contra os exorbitantes cortes e ataques socioeconômicos que recaem sobre as instituições públicas de ensino. Buscou-se manter e ampliar o diálogo para fora do ambiente sindical e do ambiente acadêmico.
A campanha obteve adesão dos sindicatos parceiros, que contribuíram na campanha em seus territórios, entre os quais o SINDCEFET-MG se inclui. Na semana passada, foi publicada uma nota sobre os cortes na educação, disponível no site e nos perfis nas redes sociais. Ademais, também foi realizada uma ‘Sala Aberta para discussão sobre o Projeto Pedagógico Institucional do CEFET-MG, a fim de que a comunidade docente pudesse participar, compreender e intervir na construção desse importante instrumento de política institucional. Nessa atividade, foram apresentadas as possíveis contribuições do Caderno 2 do ANDES-SN, na proposição de diretrizes para os eixos política de ensino, política de pesquisa e política de extensão.
Próximos passos da Campanha em Defesa da Educação Pública
A campanha também cumpriu o papel de nortear as próximas ações em defesa da educação e garantir que o próximo ano seja repleto de luta política e social, com o objetivo de garantir desenvolvimento, mudança e dignidade na educação e por meio dela. Nesse sentido, diversas atividades estão sendo organizadas para o primeiro trimestre de 2022.
Mais informações podem ser acessadas no site oficial da campanha: www.eudefendoaeducacao.com